Acompanhe

Fórum de Mulheres se reúne nesta terça-feira (29) em Brasília

Arquivo Pessoal/ Reunião em Agosto de 2019

Representantes do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos se reúnem, nesta terça-feira (29), na sede nacional do PSDB, em Brasília. Em pauta a definição de prioridades para até dezembro e às vésperas das eleições municipais de 2020.

As integrantes da coordenação dos segmentos femininos dos partidos políticos que integram o fórum, como PSDB, MDB, PDT, PT, Solidariedade, PCdoB,  PTB, DEM, PSC, PSD e PEN, entre outros, deverão estar presentes.

Confirmaram presença a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, a presidente de honra do segmento, Solange Jurema, a presidente de honra do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul, Angela Sarquiz, e a assessora jurídica do segmento feminino tucano, Luciana Loureiro.

Também deverão comparecer à reunião a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Miguelina Vecchio,  e a secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, além de Anne Karolyne Moura, secretária de Mulheres do PT.

Homenagem

A presidente do MDB Mulher, Fátima Pelaes, será homenageada pelo PSDB-Mulher nesta terça-feira pelos esforços feitos por ela na defesa pelas causas femininas e no fortalecimento do segmento no passado.

Luta

Em agosto, por consenso, foi aprovado um comunicado público onde o Fórum posiciona-se contra a tramitação do Projeto de Lei 4.130/2019, que retira a garantia de, no mínimo, 30% de participação de mulheres nas nominatas de candidaturas, por partido, nas próximas eleições.

“Não aceitaremos nenhum retrocesso nos direitos para o fomento da participação da mulher na política e nos espaços de poder, direitos esses que foram conquistados com muito diálogo e luta”, afirma o documento.

A regra dos 30% de candidaturas de mulheres, aprovada em Lei, foi reafirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral. O TSE determina ainda, que 30% do fundo eleitoral de campanha seja distribuído a essas candidaturas.