Notícias

Geovania cobra regularização da distribuição de vacinas contra meningite

A deputada federal Geovania de Sá (SC) apelou ao Ministério da Saúde a normalização da distribuição das vacinas Penta Valente e DTP – utilizadas para a prevenção de casos de meningite no país.

A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fontana, informou à deputada que o recolhimento dos estoques das vacinas ocorreu por causa da interdição do laboratório produtor pela Anvisa.

De acordo com a especialista, o governo federal trabalha em caráter de demanda reprimida. As vacinas estão sendo distribuídas para os estados, que controlam o envio aos municípios.

Francieli afirmou que o Ministério da Saúde trabalha com três laboratórios liberados para atender o país. Segundo ela, a previsão de regularização da distribuição é de até fevereiro do próximo ano.

Contágio

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia.

As vacinas que deverão estar disponíveis são:

Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;

Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.

Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

BCG: protege contra as formas graves da tuberculose.

*Com informações da assessoria da deputada federal Geovania de Sá (SC).