Notícias

Comissão defende a presença feminina no desenvolvimento científico e tecnológico

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher promove na quarta-feira (9) debate sobre  a presença das mulheres no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. A discussão quer mostrar a participação feminina em projetos de pesquisas em distintas áreas científicas.

Estudo publicado, em 2017, pela Elsevier indica que, nos últimos 20 anos, a proporção de mulheres que publicam artigos científicos – principal forma de avaliação na carreira acadêmica – cresceu 11% no Brasil.

Foram convidadas a presidente do Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz, Marilda de Souza Gonçalves, o vice-presidente da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência, Vanderlan da Silva Bolzani, e a gerente regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz, Maria Fabiana Damásio Passos.

O debate está marcado para o dia 9, às 15 horas, no plenário 14.

*Com informações da Agência Câmara.

Os pesquisadores Jean Pierre Schatzmann Peron, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), e Patricia Cristina Baleeiro Beltrão Braga, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) falam sobre a pesquisa “The Brazilian Zika vírus causes birth defects in experimental models” desenvolvida por eles na Universidade de São Paulo (USP). (Rovena Rosa/Agência Brasil)