Notícias

É lançado projeto Salve Uma Mulher, ação de enfrentamento à violência doméstica

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), lançou o projeto Salve Uma Mulher. O objetivo é mobilizar a sociedade e oferecer informação em prol do enfrentamento à violência contra as mulheres.

O Salve Uma Mulher reúne ações de sensibilização, campanhas e capacitação de voluntários, por meio de agentes públicos e privados, que serão multiplicadores da informação para a capacitação e formação de voluntários.

O projeto está dividido em três fases. A primeira será realizada por meio de oficinas de sensibilização com agentes públicos, que serão multiplicadores da informação. Ainda na primeira fase os funcionários de empresas privadas serão sensibilizados, por meio de uma plataforma EAD.

A segunda etapa contempla capacitação e formação de voluntários e, na fase final do projeto está prevista a criação de grupos de apoio.

Selo

As instituições serão contempladas com um selo, que vai identificá-las como parceiras no enfrentamento à violência contra as mulheres. A iniciativa tem despertado interesse e algumas entidades já sinalizaram que irão aderir ao projeto. Estimativas iniciais indicam que serão sensibilizados 340 mil agentes de saúde, 106 mil funcionários dos correios, 30 mil conselheiros tutelares e 1.722 profissionais da Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, as políticas públicas para as mulheres propostas pelo governo federal são desenvolvidas sob a perspectiva de um olhar atento e cuidadoso para questões como enfrentamento à violência, saúde, maternidade, inserção das mulheres na política, nos espaços de decisão e no mercado de trabalho.

Embaixadora do projeto Salve Uma Mulher, a ativista Luíza Brunet citou a importância de desenvolver ações de combate à violência contra a mulher.

*Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.