Notícias

PSDB-Mulher apoia a campanha Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa é destinada à conscientização e alerta para as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Esses tumores estão entre os mais frequentes em mulheres de todas as idades.

O PSDB-Mulher está engajado na campanha e no incentivo para que as mulheres façam os exames regulares. Esta campanha também é nossa!

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para 2018, eram esperados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil. Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Colo do útero

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos). Para 2018, eram esperados 16.370 novos casos.

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.

É o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, depois do câncer de mama e do colorretal e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Inca.

*Com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).