Acompanhe

PSDB-Mulher vai definir temas para debates no Congresso Nacional do partido

Reunião da Executiva Nacional do PSDB Nacional/ Foto: PSDB Mulher

A presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, vai organizar uma força tarefa para que o segmento para analisar e definir os temas que serão discutidos nos debates do Congresso Nacional do PSDB, que está marcado para o dia 12 de dezembro.

Ao parabenizar o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, pela iniciativa de ouvir 1,4 milhão de filiados de todo o Brasil para o partido se posicione sobre questões relevantes para a agenda do país, Yeda ressaltou na reunião da Executiva Nacional do partido, realizada nesta quarta-feira (25), a importância desse debate incluir as mulheres, que hoje representam 44,6% dos filiados.

“Estaremos cooperando em grupos por todo o território brasileiro”, adiantou Yeda Crusius.

Website

Em outubro, o PSDB colocará no ar um website com conteúdo interativo e informativo para que todos tucanos possam discutir, opinar e elaborar as teses que serão levadas para o Congresso Partidário em dezembro.

“Queremos definir uma cara para o PSDB. Tomar posições claras sobre temas de curto prazo, sobre questões que estão na pauta do país ou que serão eventualmente colocadas em pauta. Quando for cobrado um posicionamento do partido, nós daremos”, explicou Bruno Araújo.

Marca da democracia

Yeda salientou que a ação é uma marca da valorização da democracia e inovação, sempre defendidas pelo PSDB.

“O PSDB nasceu como um partido formulador; um partido de ideias; de defesa de valores, como ética, parlamentarismo; o bom uso do uso do dinheiro público. Em 31 anos de vida, o PSDB fez a sua parte. Houve uma grande demonstração no Brasil, não só com o Plano Real, mas com o modo de se fazer política e um enorme desenvolvimento nos estados e municípios governados pelo PSDB. Que nós levantemos agora um partido ligado a questões do seu tempo”, afirmou.

Online

A reunião da Executiva Nacional contou com a participação dos presidentes dos diretórios estaduais do PSDB e dos segmentos partidários, que podiam optar por participar pessoalmente ou de forma online.

Yeda Crusius gostou da inovação adotada por Bruno Araújo. Tanto que já planeja também usar a tecnologia para facilitar e ampliar a participação das lideranças estaduais do segmento nas reuniões da Coordenação Executiva do PSDB-Mulher.

“Uma reunião aberta quer dizer transparência, participação. Quando tiver uma pauta política importante a gente [PSDB-Mulher] marca uma reunião com antecedência para decidirmos a respeito em conjunto. E isso é importante para um partido que nasceu democrático e que quer aplicar a democracia no mundo atual, com o uso de tecnologia para isso”, salientou Yeda.

Cinthia Ribeiro e Tereza Nelma

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (TO), também participou da reunião. Na sua opinião, é fundamental a participação ativa das mulheres e dos jovens para reconstrução efetiva do PSDB.

“Somos mais de 50% do eleitorado. A grande revolução e a grande reconstrução pela qual passa a nossa sigla hoje do ponto de vista partidário, passa automaticamente pela participação das mulheres e dos jovens. Então, é impossível pensar na reconstrução e na reformatação da política partidária nacional e da sigla PSDB se nós não pensarmos em dar vez e voz para os jovens, para as mulheres”, defendeu.

A 2ª. Secretária do PSDB, a deputada federal Tereza Nelma (AL), também defendeu a inclusão da pauta feminina entre os temas que partido planeja debater durante o Congresso Partidário de dezembro.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, abraça a deputada federal Tereza Nelma (AL)

“Não se pode deixar a mulher de fora quando nós somos 52% da população brasileira e nós temos uma participação efetiva hoje na política e nos partidos. Esse deverá ser um dos temas que discutiremos na reunião do Secretariado Nacional do PSDB-Mulher”, afirmou.

As áreas temáticas pré-definidas para debate são: segurança; educação, ciência, tecnologia e ensino superior; saúde, desenvolvimento econômico, empreendedorismo, emprego e renda; combate à pobreza e proteção social; meio ambiente, agronegócio e desenvolvimento sustentável; serviço público, meritocracia, promoção por resultado, estabilidade; sistema eleitoral e financiamento; relações internacionais e comércio exterior; atitude em relação ao governo federal.

Dentro dessas áreas, serão formuladas questões para consulta aos filiados, com temas específicos como maioridade penal, estabilidade no serviço público, privatização, produção rural sustentável, mensalidades em universidades públicas e descentralização de recursos e responsabilidades dos entes federados.

*Texto Shirley Loiola.