PSDB-Mulher do MS debate autoestima e autonomia femininas

O PSDB-Mulher do Mato Grosso do Sul (MS) promoveu palestra sobre autonomia e a importância de valorizar o amor próprio. O debate intitulado Saúde Efetiva foi conduzido pela terapeuta Karina Brum. Há dez anos, atuando na área da saúde feminina, ela  reforça que é necessário o autoconhecimento e o rompimento de barreiras.

“Nesta palestra abordo pontos de melhoria no dia a dia pra conquistar essa saúde, tanto no campo afetivo, como no campo sexual, e de relacionamento. Conscientizar as mulheres da importância de conhecerem a si, seu corpo, de se respeitarem e aprenderem a dizer não são formas delas encontrarem o empoderamento dentro delas, que há várias vertentes e ferramentas que ela pode usar na sua vida”, explica a terapeuta.

Para a deputada federal Rose Modesto (MS), é importante reunir as mulheres para debater temas além de política.  “Uma palestra como essa serve para a gente poder ter uma qualidade de vida melhor, seja psicológica, física ou emocional, por isso, o partido acerta quando não reúne pra falar só de política, porque a vida é muito mais que isso. Quando a gente tá bem, a gente consegue  trabalhar melhor”.

Feminicídio

Integrante da Comissão em Defesa da Mulher e a Comissão Externa de Combate ao Feminicídio e a Violência Doméstica, Rose Modesto lamenta os índices de Mato Grosso do Sul e defendeu a adoção de mais medidas em âmbito nacional.

“Somos o quinto  estado mais violento e o segundo com o maior índice de estupro, por isso procurei neste primeiro semestre na Câmara Federal apresentar vários projetos relacionados  a isso. Desde a questão da prevenção até o combate da violência com leis mais duras”, disse.

Saúde

A presidente estadual do PSDB-Mulher e presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, disse que eventos como são fundamentais para a formação e aperfeiçoamento das lideranças femininas.

“É um momento de reflexão para que as mulheres possam avaliar como tem sido  sua vida, afetiva dentro de casa e fora dela,  o relacionamento com seu parceiro, e de como ela encara todas essas questões, as decisões que é preciso tomar diariamente.”

Setembro Amarelo

No mês da campanha de prevenção ao suicídio, Mara Caseiro reiterou a necessidade de promover discussões sobre o tema no esforço de esclarecer informações e apoiar iniciativas.

“Falar de saúde afetiva nos faz entender um pouco dos grandes problemas que estamos enfrentando, que é o suicídio e a depressão”, disse.

Outubro

Em outubro, o Secretariado Estadual do PSDB-Mulher promoverá, no dia 5, debates em torno da campanha do Outubro Rosa, lançada nacionalmente. Tucanas irão à Praça Ary Coelho para falar com a população sobre a importância da autoexame e da importância de cuidar da saúde.

Dia 18 de Outubro, haverá um ato de filiação no Diretório Estadual, com o intuito de trazer lideranças femininas que queiram se candidatar e concorrer nas eleições do ano que vem. O evento acontecerá em Campo Grande e em vários diretórios.

*Com informações do PSDB do Mato Grosso do Sul.