Acompanhe

Solange Jurema é indicada para o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Queirós

A presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema, foi indicada pela deputada federal Tereza Nelma (AL) para o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós. A votação ocorrerá, nesta quarta-feira (11), a partir das 13h30, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara. A premiação será em 17 de outubro.

Solange Jurema gravou um vídeo em que fala da sua trajetória em defesa das causas da mulher e agradeceu a indicação. “São prêmios que dão visibilidade ao enorme trabalho que é feito por todas as mulheres nos mais diversos cantos deste enorme e diferente Brasil.”

Atuação

Dep. Tereza Nelma (AL), autora da indicação de Solange Jurema, para o Diploma de Mulher Cidadã.

A deputada Tereza Nelma destacou a importância do trabalho por Solange Jurema. “Como presidente do PSDB-Mulher, garantiu a aplicação de 5% dos recursos do fundo partidário em programas de capacitação, incentivo e fomento destinado às candidaturas femininas dentro do PSDB”, disse.

Tereza Nelma lembrou que Solange Jurema também participou do movimento em favor da aprovação da lei que estabeleceu a cota e 30% para mulheres nas chapas proporcionais e destinação do mesmo percentual do Fundo Eleitoral para as campanhas femininas.

Votação

A votação está nas mãos dos integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara, é preciso que os parlamentares votem a favor da indicação de Solange Jurema.

A escolha será no próximo dia 11. É importante mostrar aos integrantes da comissão quem é Solange Jurema.

Clique aqui para ver quem integra a comissão.

Perfil

Solange Jurema e Yeda Crusius no 10º Encontro Nacional do PSDB Mulher em Brasília. DF, 08/12/2017 – Foto George Gianni/ObritoNews

Advogada, procuradora do estado de Alagoas aposentada, Solange Jurema foi presidente da Associação Brasileira de Mulheres da Área Jurídica, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e primeira ministra da Mulher quando foi criada a Secretaria de Estado na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso.

A tucana foi ainda secretaria de Assistência Social do estado de Alagoas e secretária municipal do Trabalho de Maceió (AL).

A premiação é uma homenagem às mulheres cujos trabalhos ou ações tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.

Carlota

Carlota Pereira de Queirós nasceu na cidade de São Paulo, em 1892. Médica, escritora, pedagoga e política, foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.

O mandato de Carlota Queirós foi em defesa da mulher e das crianças, trabalhava por melhorias educacionais que contemplassem tratamento mais adequado das mulheres. Além disso, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira.