Acompanhe

Waleswka Barros une sensibilidade e arte para falar de política e ajudar o próximo

Com sensibilidade e criatividade, a presidente do PSDB-Mulher de Minas Gerais (MG), Waleswka Barros Abrantes, desenvolve uma série de projetos sociais que envolvem arte, preservação do meio ambiente, conscientização política e apoio social. Os projetos foram reconhecidos pelas autoridades mineiras e a tucana quer mais.

“Esse trabalho tem mostrado que a gente pode conversar sobre o lado fraco e forte de cada um. As garrafas de vidro se tornaram um símbolo mostrando que eu posso me aproximar das pessoas, estimulando a criatividade de cada uma”, disse Waleswka.

A tucana se refere ao trabalho com garrafas de vidro, desenvolvido no Instituto de Apoio Miriam Brandão, desde 2010. No local é prestada assistência às famílias vítimas de violência e trabalho de prevenção.

Segundo Waleswka, a arte em garrafas de vidro é o caminho para a terapia, a autoconsciência e as conversas sobre política. Tanto é que no próximo dia 21, ela estará à frente de uma oficina aberta ao público com as garrafas.

“Vamos fazer algo com reciclagem nas praças e aproveitar o momento para falar e conversas sobre política.”

Projetos

Waleswka Barros está à frente de três projetos foram reconhecidos como exemplos de trabalho social pelo programa Parceiros da Escola Integrada, da prefeitura de Belo Horizonte (MG): horta verde, jardinagem de parede e arte em sucata.

Os trabalhos começaram em parceria da Associação de Moradores de uma área humilde e violenta da capital mineira com uma determinada escola. Os projetos cresceram, conquistaram a comunidade, os pequenos quadrinhos feitos com palito de picolé e tampinhas viraram objetos de decoração.

“Nós trabalhamos para estimular que eles [os alunos] levassem isso para a comunidade deles, pois levavam para onde viviam, lugares muito humildes”, disse a tucana. “Nós ganhamos os três certificados, sendo que a horta verde recebemos um carimbo.”

Segundo Waleswka, tudo começou com grupo de 25 crianças que passaram a frequentar a associação e mudar a vida delas e também de quem atuava no local. “Inicialmente, as crianças passaram a fazer o ‘para casa’ e passamos a fazer uma horta, em seguida vieram os outros projetos.”

Histórico

A tucana disse que o amor em trabalhar de forma voluntária é uma herança que ela ganhou da mãe. Na juventude, Waleswka trabalhou com fisioterapia para idosos. Aos poucos e com jeito, conquistou a confiança das idosas.

“Depois, passei a visitar as pessoas no hospital, sempre com aquele olhar para o próximo”, disse a tucana, que está sempre envolvida com novos projetos e atividades destinadas às pessoas mais carentes.