Acompanhe

PSDB segue fórmula de sucesso das tucanas e lança programa “Jovens Líderes”

A exemplo do PSDB-Mulher, que há uma década mantém parceria com o Instituto Teotonio Vilela (ITV) e a Fundação Konrad Adenauer (KAS) no Brasil para capacitar mulheres para a política, o PSDB decidiu lançar o programa “Jovens Líderes”.

Já estão abertas as inscrições para o programa. A ideia é selecionar e capacitar jovens de até 30 anos para participar das eleições municipais de 2020 pelo partido. O objetivo é garantir igualdade de oportunidades para os que querem participar de forma mais ativa do processo político brasileiro.

“A vida púbica está precisando de renovação e de quadros jovens que possam se habilitar para o processo eleitoral”, diz o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. “Vamos oferecer educação política de qualidade”, reforça.

O programa prevê formação política com professores de qualidade, cursos de capacitação, auxílio financeiro do partido para participação no processo eleitoral e treinamento e suporte na comunicação digital.

O ITV, braço acadêmico do PSDB, será o responsável pela seleção dos jovens e a realização dos cursos de capacitação. Para participar, o candidato deve ter compromisso com os princípios e valores do PSDB e com a defesa da democracia e dos direitos individuais. Outro pré-requisito é nunca ter disputado um cargo eletivo.

A parceria com o ITV e a KAS, o PSDB-Mulher capacitou mais de 1.600 lideranças na última década. No ano passado, três cursos capacitaram aproximadamente 300 pré-candidatas das cinco regiões do país, além de parte de suas equipes de assessoria,  para disputa eleitoral do ano passado.

No primeiro semestre deste ano, o PSDB-Mulher, junto com a KAS e ITV, promoveram um curso voltado para as parlamentares eleitas em 2018, como forma de dar suporte às novaras. Em julho passado, foi promovido um workshop de planejamento estratégico para que as novas dirigentes estaduais e regionais do PSDB-Mulher, eleitas em maio, começassem a se organizar para as eleições municipais de 2020.

Mulheres no comando

Pela primeira vez, a KAS será comandada por uma mulher, Anja Czymmeck diretora da KAS no país. O diretor designado para a América Latina, Jan Woischnik, transmitiu o cargo para Anja.  A nova diretora, como o anterior, é alemã, nascida na cidade de Siegburg.

A presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, agradeceu o apoio de Woischnik na parceria com o segmento e deu boas vindas à Anja.

Yeda Crusius presenteou Jan Woischnik com um porta-retrato com imagens que marcaram a parceria da KAS com o PSDB-Mulher na luta pela democracia e mais espaço feminino nas diversas áreas de atuação política.

Angela Sarquiz, primeira-secretária nacional do PSDB-Mulher, que também participou do encontro, disse que Jan Woischnik adorou o presente e afirmou que o levaria na bagagem de volta para a Alemanha.

Debate

Na semana passada, a KAS promoveu, no Rio de Janeiro, o Seminário Conferência dos Parceiros KAS no Pais, durante o qual foi apresentado o livro “A Fundação Konrad Adenauer no Brasil – 50 anos: Democracia, Diálogo e Cooperação”, que marca os 50 anos de atividades da fundação alemã no país.

*Com informações da Konrad Adenauer (KAS) Brasil.