Opinião

Mudanças e transformações de futuro passam pelos jovens, por Mariana

Mariana Carvalho faz o “Eu te amo” em libras

Hoje, quando celebramos o Dia Internacional da Juventude – data criada por resolução da ONU -, quero me dirigir para toda juventude do nosso país e dizer que as mudanças e transformações de futuro passam pelas nossas mãos.

Afirmo isto com a mesma convicção que me levou a militar nos movimentos estudantis e me interessar pela vida política desde a adolescência.

De lá para cá tenho defendido que a juventude tem papel importante e responsável para influenciar na realização de mudanças sociais positivas e colaborar para a construção das novas bases para um país mais justo e igualitário.

Não podemos deixar de lembrar que nossos jovens necessitam de atenção especial em áreas como educação e emprego.

Estimular a continuidade dos estudos, do pensamento crítico e do acesso ao mercado de trabalho precisam ser objetivos constantes pelos quais devemos trabalhar incansavelmente.

Logo em meu primeiro mandato como deputada federal, apresentei o PL 5841/2015, que busca estimular a geração de emprego para os jovens, facilitando sua inserção no mercado de trabalho por meio da dedução do valor pago à título de encargos trabalhistas do imposto de renda de pessoas jurídicas, um importante incentivo fiscal para que as empresas contratem os jovens, que enfrentam a grande dificuldade na busca pela inserção no mercado de trabalho.

No mesmo sentido, apresentei o PL 10769/2018 para garantir a isenção do imposto de renda da pessoa física incidente sobre os rendimentos, para os jovens até os 24 anos: outro incentivo à contratação de jovens à procura do primeiro emprego e de desempregados de longa duração.

Como parlamentar jovem e vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, solicitei uma audiência pública na qual vamos debater o desemprego entre os jovens brasileiros, para que possamos direcionar nossas ações no sentido de sanar as falhas hoje existe e que relegam milhões de rapazes e moças ao desemprego e ao subemprego.

*Mariana Carvalho é deputada federal por Rondônia, é vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara.

**Texto divulgado nas redes sociais da deputada federal Mariana Carvalho (RO).