Acompanhe

Uma mulher na disputa da prefeitura do Rio serve de farol, diz Yeda Crusius

Mariana Ribas, pré-candidata à Prefeitura do Rio pelo PSDB / Foto: EBC

Para a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, o lançamento do nome da carioca Mariana Ribas para prefeitura do Rio de Janeiro pode servir de farol para PSDB de outros estados.

Durante encontro no mês passado com o presidente estadual do PSDB do Rio, Paulo Marinho, Yeda ficou sabendo das articulações para a escolha de uma mulher para a disputa municipal na capital.

“Acredito que outras capitais vão se mirar no que está acontecendo no Rio. O novo PSDB não é feito apenas de jovens, mas de pessoas sintonizadas com os novos tempos”, observou Yeda, ao ser indagada sobre a escolha do PSDB do Rio por uma candidatura feminina.

Escolha

A opção por uma candidata mulher para a prefeitura do Rio, na avaliação de Yeda, leva em consideração o trabalho bem-sucedido do PSDB-Mulher nos últimos anos, de preparar novas lideranças e dar apoio financeiro.

O resultado disso ficou explícito em 2018, enquanto o número de homens eleitos para a Câmara dos Deputados despencou, a bancada feminina de deputadas federais cresceu 60% em relação a 2014.

“O PSDB-Mulher mostrou que sabe fazer e está disposto a compartilhar sua experiência com os demais segmentos do partido, ajudando na preparação de jovens e novas lideranças”, acrescentou Yeda.

Trajetória

Mariana Ribas deixou recentemente o cargo de Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Formada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo Cultural, iniciou sua trajetória na Administração Pública em 2003, na Prefeitura do Rio de Janeiro, onde esteve por oito anos.

Atuou, sobretudo, na elaboração e gestão de políticas públicas para a cultura e na coordenação e execução de processos de seleção de apoio e patrocínio a projetos.

Negociações

Desde o encontro com Yeda Crusius, Paulo Marinho decidiu intensificar sua relação com a presidente do PSDB-Mulher do Rio, Bianca Sampaio.

Em julho, o PSDB-Mulher Nacional, em parceria com a Fundação Alemã Konrad Adenauer e o Instituto Teotonio Vilela, promoveu uma capacitação em Planejamento Estratégico para todas as novas presidentes estaduais do segmento, justamente para iniciar os preparativos para as eleições municipais do próximo ano.

*Texto Adriana Vasconcelos.