Acompanhe

PSDB-Mulher: Lideranças destacam importância da ação com a KAS e o ITV

Encontro em Recife - parceria PSDB-Mulher, KAS e ITV/ Foto: Arquivo Pessoal

Lideranças do PSDB-Mulher de todas as regiões do país participaram das reuniões e do workshop de Planejamento Estratégico, no período de 17 a 19 de julho, em Recife (PE), com o apoio da Fundação Konrad Adenauer (KAS) e o Instituto Teotonio Vilela (ITV). Após três dias, elas reiteraram a necessidade de mais cursos para assegurar um número maior de candidatas nas eleições de 2020.

Clique aqui para assistir ao vídeo com os depoimentos das prefeitas, vereadoras, presidentes de segmentos e coordenadoras regionais.

A prefeita de Palmas, única capital comandada pelo PSDB, Cinthia Ribeiro, destacou que o planejamento estratégico é o caminho, investindo em capacitação. “Não abrimos mão: o ano de 2019 será um divisor de águas. Por isso, nós, do PSDB, estamos preparando para 2020, ano que bateremos recorde [de vitórias nas urnas]!.”

Para a prefeita de Lagoa do Carro (PE), Judith Botafogo, que é preciso incentivar cada vez mais o “empoderamento das mulheres”. “Não existe democracia sem a participação das mulheres na política. Vem com a gente”, ressaltou.

A prefeita de Lagoinha (PB), Maria Rodrigues de Almeida Farias, da Paraíba, disse que por meio dos cursos e seminários, mais mulheres se interessam pela vida política. “Cada dia que temos mais capacitações, acredito haverá mais mulheres na política.”

Experiência

A vereadora de Acopiara (CE) Sheila Diniz , do Ceará, que é ouvidora do PSDB-Mulher, elogiou as oportunidades oferecidas pela parceria da KAS, do ITV e o segmento tucano. “A grande importância desse curso e dos demais que participamos é o crescimento das mulheres nos estados e municípios, nos traz conhecimento e nos incentiva.”

A vereadora de Vitória (ES) Neuzinha Oliveira, do Espírito Santo, ressaltou que com planejamento, é possível avançar, ter menos despesas e mais vitória.

A vereadora de Porto Real (RJ) Bianca Sampaio, do Rio de Janeiro, disse que experiências como a que ocorreram em Recife colaboram para o crescimento do trabalho de todas as mulheres que atuam na política com propósitos comuns.

“Capacitação como esta faz com que a gente consiga fortalecer o nosso trabalho e crescer na qualidade e vida das pessoas, nos proporciona enxergar com olhos diferentes”, disse. “O PSDB-Mulher tem essa garantia de nos proporcionar esses cursos de capacitação.”

Qualificação

A presidente do PSDB-Mulher de São Paulo, Edna Martins, ressaltou que o segmento sai à frente ao implementar parcerias para a formação das mulheres. “O conhecimento é poderoso”, afirmou. “Uma mulher ajudando a outra fica mais. O resultado é que nós temos mulheres capacitadas e se elegendo.”

Para a presidente do PSDB-Mulher de Santa Catarina, Luzia Coppi Mathias, disse que o  segmento vai fazer a mudança. “Receber conhecimento nunca é demais. Nós temos capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.”

A presidente do segmento do Pará, Tetê Santos, elogiou os cursos e os seminários. Waleska Barros Abrantes, presidente do PSDB-Mulher de Minas Gerais, alertou sobre as diferenças regionais e as distintas peculiaridades em um mesmo estado. “Minas Gerais são muitas realidades diferentes e somente com esses cursos de capacitação faremos a diferença.“

Para Larissa Rosado, presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Norte, afirmou que é preciso “chegar cada vez mais fortes e mais preparadas”.  “Nós temos que estimular a participação da mulher na política, pois nós enfrentamentos muitas dificuldades, principalmente preconceito.”

Coordenação

Anna Carolina, de Santa Catarina, coordenadora do Sul: “Quero levar esse aprendizado para o Paraná e para todas as nossas mulheres. Quem faz a diferença são as mulheres. Política é para as mulheres.”

Coordenadora do Sudeste no segmento, Sebastiana Azevedo, Rio de Janeiro, disse que o PSDB-Mulher se diferencia ao qualificar as nossas candidatas, militantes e as futuras candidatas que virão para o partido. “Participar do mundo político é também viver o ativismo, entender a política na vida das pessoas. Temos de trabalhar.”

Para Rosalina Batista, do PSDB-Mulher do Paraná, cursos e discussões como as que ocorreram em Recife são fundamentais para o “fortalecimento da mulher na política”. A presidente do segmento do Piauí, Virgínia de Souza, destacou o aumento do número de pré-candidatas interessadas na disputa para prefeituras e, vice-prefeitura, além das câmaras de vereadores.