Notícias

PSDB-Mulher do Nordeste quer eleger mais mulheres em 2020

Encontro em Recife (PE), julho de 2019/ Foto: Arquivo Pessoal PSDB-Mulher

A coordenadora regional do Nordeste, Iraê Lucena, aproveitou o primeiro dia do Workshop de Planejamento Estratégico promovido pelo PSDB-Mulher e a Fundação Konrad Adenauer (KAS), em Recife, para promover uma reunião com as representantes de 9 estados da região. O grupo definiu como meta para o próximo ano eleger mais mulheres do que nas eleições de 2016.

A ideia é tornar o PSDB-Mulher uma referência dentro do sistema partidário, junto ao movimento e fórum de mulheres, bem como na sociedade brasileira, especialmente no Nordeste.

Seguindo a matriz ‘SWOT’ ou ‘FOFA’ _ apresentada pela consultora sênior em gestão com foco em Planejamento Estratégico, Paula Quiroga, que ensinou as tucanas nesta quinta-feira (18) a identificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do PSDB-Mulher _, as presidentes estaduais do PSDB-Mulher dos 9 estados nordestinos tentaram identificar os pontos fortes e fracos da atuação das tucanas.

Entre os pontos fortes das tucanas foram incluídos: o preparo das mulheres para ocupar espaços de poder, o aumento da representatividade feminina nas Casas Legislativas, a capacitação das candidatas mulheres, o acesso aos 5% dos recursos do fundo partidário, a crescente organização do segmento e os 30% dos recursos do fundo eleitoral para as candidaturas femininas.

Baixa representatividade

Já falta de autonomia das dirigentes do PSDB-Mulher em alguns estados e a baixa representatividade das mulheres em entidades da sociedade civil foram colocados como pontos fracos do movimento feminino.

Diante desse quadro, as tucanas do Nordeste definiram suas prioridades para garantir a ampliação do número de mulheres eleitas na região. Entre elas, a instalação do PSDB-Mulher nos principais municípios nordestinos, interiorizando suas ações na busca de novas lideranças políticas para estimular candidaturas femininas nas eleições de 2020.

Por fim, as presidentes estaduais dos 9 estados do Nordeste decidiram promover uma campanha estadual de filiação de mulheres até o fim deste ano. Paralelamente, elas pretendem estimular ações junto às bancadas femininas municipais e estaduais em defesa da Ética na Política.

*Texto Adriana Vasconcelos.