Notícias

No planejamento estratégico, as metas para eleições municipais

Encontro em Recife (2019), julho de 2019 /Arquivo Pessoal/PSDB-Mulher

O PSDB-Mulher, em parceria com a Fundação Alemã Konrad Adenauer e o Instituto Teotonio Vilela (ITV), deu início nesta quinta-feira a um Workshop de Planejamento Estratégico, que discutir o “Cenário Político Nacional e os Desafios da Representação Feminina”. Representantes de 23 estados marcaram presença no encontro que tem como principal objetivo definir as metas do segmento para as eleições de 2020.

A presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, abriu o encontro para receber três convidadas especiais: a presidente estadual do PSDB de Pernambuco, a deputada estadual Alessandra Vieira; a prefeita de Lagoa do Carro e presidente estadual do segmento no estado, Judite Botafogo; e a ex-deputada estadual Teresinha Nunes (MDB). As três receberam um exemplar do livro comemorativo dos 20 anos do PSDB-Mulher.

Em pronunciamento, Yeda deixou claro o objetivo do segmento feminino: “No ano que vem queremos repetir e ampliar o sucesso que tivemos nas eleições de 2018”, lembrando que a bancada feminina na Câmara cresceu 60% em relação à de 2014 e 33% nos estados, enquanto o partido viu seu tamanho diminuir.

Primeira mulher a presidir o PSDB Pernambuco, Alessandra Vieira, mostrou sintonia com a meta a presidente nacional do PSDB-Mulher e destacou a importância das capacitações promovidas pelo segmento. “Esse é um momento importante onde as mulheres estão, de fato, ocupando o seu espaço e o conhecimento é importante nesse processo”, observou, acrescentando que sua missão este ano será ampliar o número de prefeitas mulheres no estado.

Entre os 12 prefeitos do PSDB em Pernambuco, apenas duas são mulheres: Judite Botafogo em Lagoa do Carro e Raquel Lyra em Caruaru, que mandou uma representante por estar em um curso em Washington, nos Estados Unidos.

“Não existe democracia sem a nossa participação. Esse evento traz um reforço para estimular as mulheres a competir com determinação. E essas capacitações tem promovido esse diferencial em nos preparar para enfrentar o desfio da política. E lugar da mulher é na política”,defendeu Judite.

O primeiro painel, com o doutor em Ciência Política na USP e Pró-reitor de Pesquisa e Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ernani Carvalho, debateu o cenário político no Brasil, os desafios e as oportunidades do PSDB na conjuntura atual, bem como as perspectivas para as próximas eleições.

Na segunda etapa da programação, a consultora sênior em Gestão com foco em Planejamento Estratégico, Paula Quiroga, promoveu uma série de dinâmicas de grupo, estimulando as tucanas a identificarem a chamada matriz ‘SWOT’ ou ‘FOFA’, pela qual as presidentes estaduais do PSDB-Mulher divididas em grupos apontaram as principais forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do movimento político feminino.

Após quase seis horas de atividades, debates e reflexões, as tucanas mostraram toda sua animação durante a exibição do vídeo comemorativo dos 20 anos do PSDB-Mulher, que relembrou as lutas e conquistas do segmento ao som de um samba produzido especialmente para a data a pedido da vereadora de Vitória (ES).

O Workshop de Planejamento Estratégico segue nesta sexta-feira (19) e deverá ser encerrada com uma palestra da 1ª Vice-presidente do PSDB-Mulher, Thelma de Oliveira, atual prefeita da Chapada dos Guimarães (MT).

*Texto Adriana Vasconcelos.