Opinião

“Só o olhar diferenciado muda a realidade”, por Angela Sarquiz

Foto: PSDB Mulher

Passamos boa parte do tempo debatendo que é preciso ‘construir pontes e ampliar espaços’, lema do PSDB-Mulher que nos orienta a caminhar. Mas o momento pede pragmatismo e foco nas eleições municipais de 2020.

As mulheres são a maior parte do eleitorado brasileiro, mas ainda estão longe de conseguir se eleger na mesma proporção dos homens. Pelos dados das eleições de 2018, são mais de 77 milhões de eleitoras, o equivalente a 52,5% do eleitorado.

Porém, apenas 9.204 de mulheres, aproximadamente 31,6%, concorreram a um cargo eletivo no ano passado. Deste total, 290 foram eleitas, representando um aumento de 52,6% em relação a 2014.

O PSDB fez a maior bancada na Câmara! São nove deputadas federais e a senadora Mara Gabrilli, por São Paulo!

A pergunta que se faz é: ‘o que está faltando’ para a gente avançar?  Não adianta brigarmos por espaços, se não focarmos nas mulheres!

Nosso projeto é buscar  alianças, fazer campanha para filiações e termos candidatas qualificadas e preparadas para concorrer e se eleger em 2020!

Se a gente não buscar este caminho a história vai se repetir…Temos de  trabalhar para eleger 50% das candidatas em 2020! Meta ambiciosa? Talvez. Mas está ao nosso alcance. Não é impossível.

Cada uma de nós pode colaborar e deve atuar para mudar esses números e garantir essas mudanças. Depende da base, das vereadoras, das prefeitas, das deputadas estaduais e das filiadas como um todo.

Somente o olhar diferenciado delas que mudará a realidade. É com a unidade que devemos nos guiar.

Sem união, não muda nada. Estou há mais de 20 anos no PSDB e tenho hoje plena convicção que sem parceria não se faz nada, não se constrói nada e o caminho é da estagnação.

*Angela Sarquiz é militante do PSDB desde 1994, presidente de honra do PSDB-Mulher do RS e primeira-secretária do PSDB-Mulher Nacional