Acompanhe

Bia Cavassa alerta sobre a importância da preservação ambiental

Titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a deputada federal Bia Cavassa (MS) destacou sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na Câmara, a importância da preservação do Pantanal sob o ponto de vista ambiental, cultural e social.

“Esse é o segredo da nossa convivência harmoniosa com a natureza, pois estamos lá há mais de 300 anos ocupando esse espaço e aproveitando os recursos naturais disponíveis, sem agredir ou poluir o meio ambiente pantaneiro.”

A parlamentar ressaltou que uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil, o assoreamento do Rio Taquari, provoca dificuldades contínuas na região. “A tragédia do Taquari também nos ofereceu mais uma valiosa lição de que não adianta apenas cuidarmos da nossa casa, é extremante necessário que todos façam a sua parte.”

Marcelo Camargo/Agência Brasi)

Alerta

Bia Cavassa lembrou que nem mesmo a convivência harmoniosa do pantaneiro foi capaz de salvá-lo da tragédia.

“Não adiantou o homem pantaneiro conviver harmoniosamente com o pantanal durante todo o tempo de sua permanência neste meio ambiente, pois quem estava fora do Pantanal, quem estava no entorno, nas fronteiras deste importantíssimo bioma não fez a sua parte, e hoje conhecemos todas as consequências ruins destas ações, todos nós estamos diretamente conectados”, disse.

Segundo Bia Cavassa, as águas dos municípios de Jardim e Bonito, também localizados no Mato Grosso do Sul, estão ficando escuras e turvas por conta do desmatamento o serrado que está ocorrendo a quilômetros de distância desses pontos turísticos.

“Vamos refletir sobre isso e agir de forma diferente para não cometer os mesmos erros, o que está acontecendo em Bonito e Jardim já aconteceu no Pantanal, no Taquari, todos estamos conectados, jamais se esqueçam disso”, afirmou.

A Câmara dos Deputados promoveu na semana passada uma sessão comemorativa pelo Dia do Meio Ambiente, celebrado pela Organização das Nações Unidas como provocação à reflexão sobre a importância da preservação ambiental.

*Com informações do PSDB na Câmara.