Notícias

Geovania apela para que RS reveja medida de captura de pescado

A deputada federal Geovania de Sá (SC) apelou para que o estado do Rio Grande do Sul reveja no âmbito estadual a medida que modifica os limites para a captura do pescado de três para 12 milhas náuticas, o equivalente a 22 quilômetros. Segundo ela, a modificação prejudica os pescadores catarinenses.

“O estado do Rio Grande do Sul precisa revisar esta lei. Cobro a atenção das autoridades. Santa Catarina é o maior produtor de pescado do Brasil”, ressaltou a deputada, lembrando que Santa Catarina gera 60 mil empregos diretos e indiretos e o valor das exportações catarinenses de pescado, somente no ano passado, chegou a US$ 26,7 milhões. O pescador não pede nada além de poder trabalhar

Para a parlamentar, há necessidade urgente de revisão da medida. “O que prejudica não somente os pescadores do litoral sul, mas, também, os do litoral sudeste que atuam na costa gaúcha”, afirmou.

De acordo com Geovania de Sá, atualmente, as embarcações podem pescar após três milhas náuticas da costa, o equivalente a 5,55 quilômetros.

“A legislação federal responsável pelo setor da pesca é quem rege e estabelece estas três milhas que é onde fica o pescado naquela região”, disse a deputada federal.

*Com informações das redes sociais da deputada Geovania de Sá (SC).