Notícias

Bia Cavassa defende mais segurança para combate a incêndios ambientais

Com a chegada da seca, aumenta o número de incêndios em áreas ambientais no país, a deputada federal Bia Cavassa (MS) reiterou a necessidade de votar o projeto de lei 3001/2019, proposto por ela e que está pronto para ser colocado em pauta no plenário. Nele, torna-se obrigatória a criação de brigada permanente de combate a incêndios florestais nos municípios com maiores índices de queimada no país

“Todos os anos imensas áreas são alvo de incêndios: uma parcela por causas naturais, sendo na maioria das vezes por ações humanas, por negligência, imperícia ou mesmo com intenções criminosas”, afirmou a parlamentar.

Para Bia Cavassa, é preciso estar em alerta devido aos impactos causados pelos incêndios ambientais. “O fato é que temos um impacto ambiental terrível, que compromete o bioma, as propriedades e a saúde das pessoas.”

Cortes

A deputada reconheceu que, em meio à contenção de despesas, o Ministério do Meio Ambiente reduziu os investimentos, promovendo “extensos cortes orçamentários”.

“Entendemos perfeitamente a situação das contas públicas, mas não é admissível inviabilizar ações tão importantes  e o que buscamos com o Projeto de Lei 3001/2019 é garantir que algumas prioridades sejam estabelecidas”, ressaltou.

Em seguida, Bia Cavassa acrescentou que: “[Com isso] os municípios com registros mais frequentes de queimadas devem ser objeto de cuidado especial – tanto para controle dos incêndios, quanto para punição dos responsáveis, mediante atuação conjunta e permanente dos brigadistas e dos fiscais ambientais”.

*Com informações das redes sociais da deputada Bia Cavassa (MS).

Fernando Frazão/Agência Brasil