ONG pede aprovação de proposta de Aécio que amplia licença maternidade

O deputado federal Aécio Neves (MG), que propõe ampliar a licença-maternidade para mães de bebês nascidos prematuramente, reuniu-se com Denise Suguitani, fundadora e diretora executiva da ONG Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros. A entidade pede uma ação conjunta para aprovar na Câmara a proposta de emenda à Constituição (PEC 181/2015) – que foi aprovado no Senado.

A PEC estende o período da licença de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário, pela quantidade de dias em que o recém-nascido permanecer sob internação hospitalar. Estabelece também em 240 dias o tempo máximo de licença.

No Senado Federal, Aécio conseguiu a aprovação da proposta por unanimidade. Para tornar lei, ele trabalha agora para aprovação na Câmara.

“Esse é um projeto fundamental porque vai garantir que milhares de famílias possam cuidar melhor de seus bebês. Vai possibilitar que mãe e filho prematuro criem vínculos, que as mães tenham iguais possibilidades de amamentar seus filhos e oferecer a eles os cuidados especiais que a prematuridade inspira. Ampliar a licença maternidade para mães de prematuros terá um impacto significativo na saúde das crianças e no equilíbrio emocional das mães, sobretudo no que se refere à preocupação com a reintegração no mercado de trabalho, já que muitas delas se veem obrigadas a pedir demissão de seus empregos”, afirmou Denise.

O primeiro passo foi dado pelo deputado Aécio Neves ao pedir, ainda em abril, a instalação de uma comissão especial destinada a dar parecer sobre a PEC, para que a medida então possa ser apresentada ao plenário da Câmara.

“Vivi uma experiência pessoal no nascimento dos meus filhos gêmeos e, a partir do contato com outras famílias durante o período em que eles permaneceram na UTI neonatal, vi a extrema preocupação das mães com o curto período que teriam em casa com seus filhos. Com a mudança na lei, elas terão iguais condições às já garantidas a outras mães trabalhadoras”, afirmou Aécio.

Na reunião de hoje foi definido que um trabalho de convencimento de parlamentares e da sociedade sobre o tema será ampliado pela ONG. Já o deputado vai tratar diretamente dos contatos com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para que a comissão seja instalada o mais rapidamente possível.

*Com informações da assessoria do deputado Aécio Neves (MG).