Gabriela Cruz é eleita presidente do Tucanafro

A gestora pública Gabriela Cruz é a nova presidente do Tucanafro – o Secretariado da Militância Negra do PSDB. Ela foi eleita nesta quinta-feira (30), durante reunião do segmento que antecedeu a 15ª Convenção Nacional do partido. “Como mulher negra, me sinto muito honrada de estar aqui nos representando. Minha eleição significa reconhecer os negros, em especial a mulher negra, neste espaço democrático de valorização e emancipação que o PSDB sempre nos proporcionou”, afirmou Gabriela.

A nova presidente do Tucanafro lembrou sua origem humilde e o passado de resistência das mulheres e dos negros no Brasil. “Sou uma mulher negra que ingressou na universidade, mas que tem origem humilde. Me formei passei num concurso público, mas não esqueço das minhas origens, sabemos que somos fruto de um histórico de resistências. Nossos passos vêm de longe”, disse.

Assistente social com pós-graduação em Educação e gestora pública do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriela atua hoje na Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão do Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília.

Espaço de representatividade
No comando do Tucanafro, ela pretende fazer uma gestão compartilhada, em que o Secretariado Nacional possa estar próximo à militância nos estados. O objetivo, disse, é fortalecer as bases e as lideranças partidárias, além de trazer novos filiados. Nesse sentido, Gabriela afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho feito até aqui pelo agora ex-presidente e fundador do Tucanafro, Juvenal Araújo.

“Queremos que o partido seja uma ferramenta para que esses líderes que estão conosco tenham também a oportunidade de serem prefeitos, vereadores, deputados. Queremos esse espaço de diálogo e de representatividade”, reforçou.

Gabriela avaliou que, neste momento de reconstrução partidária, a união de forças é essencial para a reconexão do partido com suas origens e com a militância. Ela enfatizou que a socialdemocracia é pioneira em reconhecer as ações afirmativas e as garantias de direitos da população negra.

“Estamos aqui para unir forças, para fazer com que o PSDB cresça cada vez mais e, como sempre fez, nos dê vez e voz”, disse. “Este é um momento muito importante para que nossos líderes e militância estejam juntos, numa gestão que agregue, que faça uma construção coletiva, trocando experiências e boas práticas em prol da população negra do Brasil”.

*Com informações do Instituto Teotônio Vilela (ITV).