Notícias

Por sugestão de Mara, Senado aprova mais acessibilidade nas cidades

Senadora Mara Gabrilli (SP) relatou o projeto/ Foto: Arquivo Pessoal

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou em caráter terminativo o relatório da senadora Mara Gabrilli (SP) que altera o Estatuto da Cidade, para exigir que todos os projetos urbanos sejam projetados com Desenho Universal.

Pelo texto, as construções urbanas devem ter ambientes que possam ser usados pelo maior número possível de pessoas, independentemente da idade, tamanho, habilidade ou deficiência.

A parlamentar citou as vantagens de construções inclusivas e ponderou que o projeto vai dar mais autonomia e dignidade para as pessoas com deficiência.

“O desenho universal é um conceito de arquitetura destinado a todo e qualquer ser humano. Por exemplo, numa casa de espetáculos ou num clube, as pessoas podem entrar pela mesma porta, não importa se ela tenha mobilidade reduzida ou uma deficiência”, afirmou.

Justificativa

A justificativa traz o conceito de Desenho Universal: a concepção de produtos ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

Aprovado nas Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e, agora, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o projeto seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados.

Tubarão

Nesta quarta-feira (29), a senadora reiterou a importância do esporte para a inclusão de pessoas com deficiência. Ela conversou com Clodoaldo Silva, de 40 anos, cujo apelido é “Tubarão das Piscinas”.

Clodoaldo Silva tem 14 medalhas paralímpicas e mais de 700 medalhas na sua carreira. Ele foi o responsável por acender a Pira Paraolímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

O atleta é a principal referência no esporte para pessoas com deficiência. “Além de símbolo nacional, ele é um parceiro na luta por direitos e acessibilidade”, destacou a parlamentar nas redes sociais.

Para a senadora, é fundamental a unidade em várias frentes na busca pela inclusão. “Esporte é uma das ferramentas mais importantes para se fazer inclusão. E com um apoio destes, convenhamos, a gente chegará mais rápido.”

*Com informações da assessoria da senadora Mara Gabrilli (SP).