Notícias

Mara Rocha pede inclusão de medicamento para tratamento de lúpus

A deputada federal Mara Rocha (AC) encaminhou, ao ministro da Saúde, Luiz Mandetta, a Indicação nº 754/2019, sugerindo a inclusão do medicamento Micoenolato de Mofetila no tratamento de Lúpus Eritomatoso Sistêmico (LES).

Segundo a parlamentar, na Portaria 100/2015, com protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para tratamento da doença há uma “grave lacuna”, pois não inclui o medicamento, que impede que o paciente tenha que sofrer com sessões de hemodiálise.

Na sua argumentação, a parlamentar tucana informa que, em recente estudo com 2.846 participantes, o Micofenolato se mostrou mais seguro que outras medicações atualmente constantes na Portaria 100/2015.

“Recebi esse pedido de pacientes com LES e eles apresentaram diversos documentos comprovando a eficácia do medicamento. Então, resolvi apresentar a Indicação como forma de convencer o Ministro da necessidade de adoção do medicamento”, afirmou.

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro.

*Com informações da assessoria da deputada e do PSDB na Câmara.