Notícias

Ministra Damares deve ir à Câmara para debater violência contra mulheres nas fronteiras

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou a realização de uma audiência pública, em data ainda a ser definida, para debater situações de violências e abusos contra mulheres em zonas de fronteira. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, foi convidada.

Também foram convidados os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, ambos do PSDB.

O foco são as zonas fronteiriças do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. As secretarias de segurança pública desses estados desenvolvem uma política conjunta, chamada “Projeto Codesul Fronteiras”, que trata do mapeamento e diagnóstico de todo tipo de violência contra as mulheres.

O Codesul é o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, instância administrativa que coordena ações conjuntas dos governos dos quatro estados-membro.

Entre os problemas já identificados está o uso de meninas como “mulas” do tráfico por homens que fazem parte do crime organizado.

*Com informações da Agência Câmara.