Tucanas se destacam nas Convenções Municipais

As Convenções Municipais do PSDB, ocorridas neste final de semana, demonstraram que as tucanas ganharam novo patamar dentro do partido após a bancada federal crescer 60% e a dos estados 33%  nas eleições de 2018. O aumento da representatividade das mulheres nas duas esferas refletiu diretamente na participação das tucanas nas eleições zonais. Em uma primeira apuração, cerca de 7 diretórios elegeram mulheres para presidência, o que demostra o poder de articulação e a ocupação de espaços no que se refere às decisões partidárias.

A eleição da vereadora Neuzinha de Oliveira (ES) para o comando do PSDB de Vítória (ES) foi simbólica por ter sido fruto de uma campanha bem-sucedida e devidamente planejada. A presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius (RS), gravou um vídeo de apoio à candidatura dela, o que contribuiu para a vitória expressiva. Dos 482 votantes, 475 votaram na chapa de Neuzinha.

A terceira vice-presidente da executiva nacional do PSDB-Mulher, Lêda Tamega (DF), comemorou a vitória de Neuzinha e a considerou uma demonstração de força. “Muito feliz com sua estupenda vitória, Neuzinha. Que demonstração de confiança da militância! Capital político que precisa ser levado em conta, que valoriza seu trabalho e permitirá, certamente, voos mais altos no futuro”, escreveu em mensagem direcionada à nova presidente.

A primeira secretária do PSDB-mulher, Angela Sarquiz também celebrou a conquista “Emoção! Estamos orgulhosas de você. No voto, democraticamente você venceu”, parabenizou.

Paraíba

O município de Duas Estradas, localizado a 107 km da capital João Pessoa, reelegeu a tucana Maria do Céu Paulino como a presidente do diretório municipal.

Rio Grande do Sul

No estado do Rio Grande do Sul, a prefeita Fátima Daudt foi eleita presidente do PSDB de Novo Hamburgo. O mandato à frente do comando tucano no município vai até março de 2021. Após eleita, a tucana destacou a união do partido e prometeu continuar trabalhando pela “boa política”.

Santa Catarina

A tucana Anna Carolina Martins foi a escolhida para representar o PSDB de Itajaí. Já em Camboriú, a vereadora Márcia Regina Freitag assumirá à presidência municipal até 2021.

Mato Grosso do Sul

Em Ponta Porã, a vereadora Anny Espínola foi eleita presidente do PSDB municipal no último sábado (30). “Assumir a presidência do partido muito me honra porque estaremos somando muita mais  com nosso prefeito, nosso município. Humildemente eu aceitei, porque eu estou aqui para somar e fortalecer o partido”, disse Anny Espínola em seu discurso.