Notícias

“Vou seguir fazendo um mandato democrático”, diz Mara Gabrilli após posse no Senado

Foto: Gerdan Wesley

Os 54 senadores eleitos em outubro passado tomaram posse nesta sexta-feira (1º) no Plenário. Eles representam dois terços da composição da Casa e terão oito anos de mandato. O PSDB ganhou quatro novos senadores: Mara Gabrilli (SP), Izalci Lucas (DF), Plínio Valério (AM) e Rodrigo Cunha (AL).

A senadora Mara Gabrilli destacou o maior índice de renovação na eleição para o Senado de 2018 desde a redemocratização.  Dos 54 eleitos, 46 não estavam no Senado no ano passado. Eleita com mais de 6 milhões de votos por São Paulo, Mara tem como principal meta a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A senadora tucana garante que seu mandato será democrático.

“Estou muito feliz e honrada por representar as mulheres, o Estado de São Paulo e todo o povo brasileiro no Senado Federal. Vou seguir fazendo um mandato democrático, com a plena participação popular. Temos grandes desafios e muito trabalho a fazer pela frente.”, afirmou a senadora paulista.

História

Mara Gabrilli é psicóloga e publicitária, nascida em São Paulo, em 1967. Em 1994, sofreu um acidente de automóvel que a deixou tetraplégica. Três anos depois, fundou um instituto que desenvolve programas nas áreas de esporte e inclusão.

Iniciou a vida pública em 2005 como secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo. Em 2007, assumiu uma vaga na Câmara de Vereadores da capital paulista, como a candidata mais votada na cidade.

Foi eleita duas vezes deputada federal, em 2011 e em 2014. Em 2018, foi eleita para integrar o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de 2019 a 2022. É a primeira brasileira a ocupar tal posição.

Reportagem Shirley Loiola