Notícias

Aprovada sugestão de Mara de inclusão de disciplinas para diagnóstico precoce de doenças raras

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDP) aprovou na quarta-feira (5) o envio da indicação, feita pela deputada Mara Gabrilli (SP) ao ministro da Educação, sugerindo a inclusão de disciplinas específicas nos cursos de Medicina para o diagnóstico precoce de doenças degenerativas e doenças raras.

Como explica a tucana, são consideradas raras as doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil. Em conjunto, esses pacientes representam de 6% a 8% da população. Estima-se, portanto, que há cerca de 13 milhões de brasileiros com alguma doença rara.

Para a tucana, os cursos de medicina devem preparar os alunos para atender essas pessoas. “A qualidade desta formação terá impacto direto na qualidade do sistema de saúde como um todo, especialmente na questão do diagnóstico de doenças menos comuns”, ressaltou.

Mara destaca que o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, pois essas doenças têm piora progressiva de funções básicas do corpo, muitas vezes irreversíveis, podendo levar à morte do paciente precocemente. Para isso, o diagnóstico antecipado é fundamental.

*Do PSDB na Câmara