Deputadas eleitas destacam a importância da ambientação promovida pela Câmara para novatos

Foto: Dennys William

Tucanas eleitas para a 56ª legislatura participaram esta semana da primeira ambientação promovida pela Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados para os 243 novos parlamentares que integrarão a Casa a partir de fevereiro de 2019. Em dois dias, terça (27) e quarta-feira (28), os novatos movimentaram os corredores da Câmara, participaram de visita guiada às Comissões Permanentes da Casa, receberam crachás e acompanharam de perto votações de projetos de Lei, em especial, voltados à pauta feminina. A deputada federal eleita pelo Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, manifestou entusiasmo com a experiência.

“Conhecer um pouco da estrutura, a parte burocrática é fundamental. Acho que isso quebra o gelo. Nos possibilita chegar e gerar resultados mais rápidos através do conhecimento que estamos recebendo agora nesse momento de transição.”, disse Rose.

A ex-vice-governadora de Mato Grosso do Sul destacou ainda o encontro com o Fórum Mulheres de Partido.

“Tivemos um momento especial com todas as deputadas da bancada feminina. Todas as 77 deputadas que foram eleitas. É importantíssimo a gente ter essa frente da bancada feminina unida. É a primeira vez na história da Câmara que tem um numero grande e expressivo de mulheres”, frisou.

Tereza Nelma, eleita deputada federal por Alagoas, também ressaltou a importância da união entre as mulheres congressistas.

“Outra coisa muito interessante foi a reunião das mulheres que a gente vê uma pauta extensa que temos com a mulher. Uma questão importante é a autonomia. Temos que buscar e a gente só vai alcançar se formos organizadas e unidas”, afirmou a vereadora de Maceió.

Mara Rocha, deputada eleita pelo Acre, disse ter ficado muito satisfeita com a visita e enfatizou o aumento da representatividade feminina na Câmara.

“Fiquei muito feliz de ter participado desses dias. Foi um momento para troca de experiência. E com o aumento da bancada feminina, teremos um avanço muito grande em áreas voltadas para mulheres, idosos, crianças por conta da sensibilidade da mulher”, acredita.

A deputada federal eleita pela Paraíba, Edna Henrique, afirmou que o preparo é fundamental, principalmente, pelo alto número de novatos na Casa.

“Sabemos que estamos lutando por dias melhores para nosso país porque não foram fáceis os momentos que passamos, as dificuldades que encontramos por barreiras motivadas pela falta de credibilidade que o nosso povo, que o nosso país estava.  Acredito que esse é o momento é a hora de renovação momento, de grandeza para cada um de nós e estamos aqui para fazermos o melhor”, salientou.

Estão previstos mais dois cursos para os novos parlamentares. Em dezembro, será oferecido novo curso focado na parte administrativa e regimental da Casa.

Reportagem Shirley Loiola