Tucanas pretendem dar um voto de confiança ao presidente eleito

A presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema (AL), e a coordenadora de formação e cidadania do secretariado, Izabel Lorenzetti (SP), concordaram que a eleição do deputado federal Jair Bolsonaro à Presidência da República, neste domingo (28), pode ser benéfica para o país. Escolhido por 55,63% do eleitorado, o novo presidente tem a missão de renovar a política e tirar o Brasil da crise gerada por mais de 13 anos de governo petista.

“A alternância de poder é sempre muito salutar para a democracia. Tirar o PT e assumir um novo grupo é muito bom porque faz com que dinamize os espaços de decisão, faz com que a gente tenha um outro tipo de gestão. Sob esse aspecto, a gente tem que dar um voto de confiança a quem é eleito por uma maioria”, disse Solange Jurema.

Para a alagoana, o momento é de renovar e pacificar o país, que viveu meses de polarização e ânimos exaltados entre os dois rivais no segundo turno. “Vimos uma grande renovação no Senado e na Câmara. Houve uma grande mudança das ideias também. Um dos pontos positivos desta eleição foi a volta da militância ativa. O povo foi para a rua dizer o que queria”, afirmou.

Izabel Lorenzetti destacou também que é preciso entender a mensagem de renovação transmitida pelo povo por meio do voto. “O povo brasileiro disse não para a situação da política no país. Disse não para todos os crimes e desmandos que testemunhamos nos últimos anos. Estamos em uma democracia e ele [Bolsonaro] foi eleito. Precisamos colaborar para que tudo aconteça da melhor maneira possível”, completou.

São Paulo

Na opinião de Izabel Lorenzetti, a vitória de João Doria como governador de São Paulo, com 51,7% dos votos, consolidou um trabalho a longo prazo realizado pelo PSDB no estado. “Eu acho que essa vitória tem que ser muito comemorada e o que fica desse resultado no seu total é esperança. Vejo que em São Paulo houve uma continuidade de um grande trabalho feito pelo PSDB nas últimas décadas e que foi reconhecido e garantido”, disse.

A tucana reconheceu as dificuldades enfrentadas por Doria durante a campanha estadual e enalteceu também os outros governadores que venceram em outros estados, apesar das adversidades. “Temos que aplaudir Eduardo Leite, governador eleito no Rio Grande do Sul e Doria, eleito aqui em São Paulo, porque eles não foram eleitos em condições normais e sim em tempos de muita dificuldade para o partido. É como se eles conseguissem chegar na margem nadando contra a maré”, exemplificou.

Políticas para as mulheres

Ambas as tucanas acreditam que o cenário é imprevisível no que diz respeito às políticas públicas voltadas para as mulheres. Durante a campanha eleitoral, Jair Bolsonaro não sinalizou nenhuma intenção de contribuir para o setor e ainda fez duras críticas às ideologias de gênero.

“Uma grande incógnita, mas acho que não podemos julgar antecipadamente. Talvez ele sentado em uma cadeira e pessoas mais lúcidas explicando para ele a importância do tema, ele possa voltar atrás e fazer algo. Temos que estar sempre atentas e cobrar, se necessário”, acrescentou Solange Jurema.

Já para Izabel Lorenzetti, o primeiro momento é de observação de como irá funcionar o governo do novo presidente eleito. “Além de vigilância, vamos precisar de uma atuação das mulheres para buscar o diálogo e levar para a mesa do novo presidente as nossas questões. Podemos também ter surpresas agradáveis e que ele possa conseguir conduzir tudo  de uma maneira positiva para nós”, concluiu.

Reportagem Tainã Gomes de Matos