Notícias

Cristina Lopes garante acessibilidade nas escolas infantis em Goiânia

A vereadora e coordenadora do PSDB-Mulher da Região Centro-Oeste, Cristina Lopes (GO), conseguiu, por meio de um requerimento direcionado à Secretaria Municipal de Educação, garantir a acessibilidade de crianças em todos os Centros Municipais de Educação Infantil da cidade.

A tucana explicou que foi procurada por uma mãe de aluno cadeirante e resolveu fazer uma visita nas escolas para ver de perto a situação. “Chegando lá a gente viu que não tem acessibilidade para quase nenhuma criança. Os bebês são trocados de uma maneira muito improvisada, eles colocam uma tábua em cima da pia dos professores e trocam as crianças nesse local”, relatou.

Para Cristina, a acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e assegurar o livre acesso dos portadores de deficiência às instituições de ensino é fazer cumprir o que determina a Constituição brasileira. “Na minha opinião, se o ambiente não é acessível ele é que tem deficiência. A maioria das escolas, infelizmente, não tem acessibilidade e isso precisa mudar em todo o país”, disse.

Cristina alerta ainda que os Centros Municipais de Educação Infantil devem obrigatoriamente cumprir a lei do município e adequar as instituições às demandas dos portadores de necessidades especiais. “Todas as escolas devem ter rampa de acesso com barra para as crianças que tem dificuldade de locomoção e trocador de fralda com condições de dar segurança  para os bebês”, concluiu.

Reportagem Tainã Gomes de Matos