Notícias

Com brasileiras tendo cada vez menos filhos, população deve diminuir

As mulheres brasileiras estão tendo cada vez menos filhos. É o que revela o relatório Situação da População Mundial, do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa-ONU), divulgado nesta quarta-feira (17). Atualmente as brasileiras têm, em média, 1,7 filhos. Em 1960, essa média era de 6 filhos. A taxa de fecundidade do país é inferior à da América Latina (2) e do mundo (2,5).

“Essa taxa coloca o Brasil abaixo da taxa de reposição, que é de 2,1 filhos por mulher. Ou seja, a população deve decrescer,” explicou o representante da Unfpa, Jaime Nadal, Até 2020, é previsto que esse número não se altere. Chile e El Salvador empatam entre os países com menor taxa de fecundidade, com 1,76 filhos.

Jaime observa que hoje mulheres e casais estão tendo menos filhos que gostariam por não conseguirem conciliar a função pessoal com a vida profissional. Ele destaca que mulheres que possuem entre zero e quatro anos de estudo tem cerca de 2,9 filhos. Já as que estudaram 12 anos ou mais, não ultrapassam a média de 1,2 filhos.

O relatório também mostra que o Brasil tem o menor índice de fecundidade em comparação com outros 11 países da região da América Latina e Caribe (República Dominicana, Costa Rica, El Salvador, México, Nicarágua, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela). A mulher no Brasil se torna mãe, em média, aos 26,4 anos.

*Com informações do site IstoÉ