Aprovação de projeto que exige diagnóstico rápido do câncer de mama é tema de ato de mulheres na Câmara

Integrantes da Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar) estiveram na Câmara dos Deputados, na última quarta (17), para pedir mais agilidade na análise do projeto de lei n° 275 de 2015. A proposta prevê que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita de câncer tenham a biópsia realizada em até 30 dias.

Atualmente, o exame para detecção do câncer de mama chega a levar até 24 meses para ser realizado, o que atrapalha o tratamento ou causa a morte das mulheres. De acordo com um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), 65% dos casos de câncer no SUS foram diagnosticados já em estágios avançados. A demora reduz as possibilidades de cura e traz a necessidade de tratamentos mais invasivos, caros e demorados.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê 582 mil novos casos da doença só neste ano. Dessa totalidade, mais de 10% são de câncer de mama. Diagnosticar precocemente aumenta em 90% a chance de cura. A Lei 12.732/12 determina que pacientes diagnosticados com câncer devem ter o tratamento iniciado em até 60 dias. Se o projeto de lei (PL 275/15) for aprovado em conjunto, as duas leis poderão reduzir os índices de mortalidade da doença.

*Com informações do Portal da Câmara dos Deputados