Opinião

“Uma volta simbólica à Câmara dos Deputados”, por Adriana Toledo

O aumento da representação feminina tanto no Congresso Nacional, quanto nas Assembleias Legislativas de todo o país, por si só, já mereceria uma comemoração. Dentro do PSDB, essa comemoração tem um sabor especial, uma vez que coroa o trabalho das mulheres tucanas ao longo dos últimos anos na capacitação de suas filiadas.

O que dizer então do desempenho dessas tucanas no meu estado de Alagoas?

Elegemos uma deputada estadual para nossa Assembleia Legislativa: Cibele Moura, que garantiu a conquista com 37.824 votos. Ela se somará a outras quatro mulheres e formarão a maior bancada feminina da história de Alagoas. Na legislatura passada, apenas duas mulheres haviam sido eleitas. Isso significa um aumento de 150%.

Mas nossas conquistas não param por aí. Com a eleição de Tereza Nelma para a Câmara dos Deputados, o PSDB alagoano volta a ter uma mulher como representante no Congresso Nacional. Vinte anos depois do assassinato da nossa primeira deputada federal eleita pelo estado, Ceci Cunha, que foi morta com um tiro na nuca no dia de sua diplomação em 1998.

Nossa volta ao Parlamento tem um sabor especial e um simbolismo grande, uma vez que recupera um espaço que nos foi tirado brutalmente com o assassinato de Ceci Cunha. O crime só foi punido 13 anos depois com a condenação do ex-deputado Talvane Albuquerque, primeiro suplente da parlamentar assassinada e mandante do crime. Com a morte de Ceci, ele acabou assumindo a vaga na Câmara dos Deputados.

Parabenizo o povo alagoano pela resposta ao nosso chamamento para que votasse em mulheres. A partir de 2019, as mulheres de Alagoas passam a ter uma nova voz no Congresso Nacional.

Que venham novas conquistas!

*Adriana Vilela Toledo é presidente do PSDB-Mulher de Alagoas, coordenadora da Região Nordeste, graduada em Pedagogia e especialista em Administração Pública e Pedagogia Empresarial.