Notícias

PSDB-Mulher homenageia Yeda Crusius e Conceição Sampaio

As deputadas federais Yeda Crusius (RS) e Conceição Sampaio (AM), por pouco, não garantiram sua reeleição no último domingo. Mas o legado de conquistas e trabalho que as duas deixam para seus  respectivos estados levaram o PSDB-Mulher a homenagear as duas parlamentares pelos serviços prestados ao país e à causa feminina. Ambas utilizaram as redes sociais para agradecer a confiança dos eleitores.

Presidente do PSDB-Mulher, Yeda Crusius (RS) agradeceu os votos recebidos e afirmou que a campanha deste ano foi especial. “Independentemente do resultado, esta foi a melhor campanha da minha vida. Hoje, me sinto feliz com nosso exercício democrático e com os 37.549 votos recebidos. Agradeço a confiança e lealdade! Sinto-me honrada! Estivemos entre amigos verdadeiros. Guardarei esse carinho no fundo do coração”, publicou em suas redes sociais.

A tucana também destacou o crescimento da bancada feminina e atribuiu a conquista ao esforço de todo o secretariado que trabalha continuamente para aumentar a representatividade feminina em todas as esferas de poder.

“Presidindo o PSDB Mulher Nacional , conquistamos um crescimento significativo de mais de 40% nas bancadas das eleitas. Essa vitória coletiva, na luta permanente em defesa da igualdade na política, me preenche”, acrescentou.

Já Conceição Sampaio (AM) afirmou que a sensação é de dever cumprido e que sente orgulho dos quatro anos que trabalhou pela população do Amazonas. “Me esforcei muito durante todo o período em que estive deputada e a gradeço a Deus por todos os queridos amigos e amigas que me honraram nessa caminhada”, completou.

Legado para Rio Grande do Sul

Yeda Crusius é economista, professora universitária, política e comunicadora. A tucana tem uma longa e vitoriosa trajetória na vida pública. Filiada ao PSDB, foi ministra do Planejamento no governo Itamar Franco (1993) e acabou eleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul (1994).  Comandou o seu estado como governadora entre 2007 e 2010 e atualmente está no seu quarto mandato parlamentar. Durante sua trajetória no Congresso Nacional, destacou-se como uma das parlamentares mais influentes em avaliações feitas pelo Diap e pela Consultoria Arko Advice.

No atual mandato, integrou as comissões de Tributação e Finanças, e  de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Também atuou em comissões permanentes na área de Tributação, do Orçamento e de Economia, Relações Exteriores, Direitos da Mulher.

Conquistas para o Amazonas

Já a atuação da deputada Conceição Sampaio  destacou-se por seu empenho para garantir para seu estado recursos para a construção de Unidades Básicas de Saúde, aparelhamento e funcionamento de unidades que estavam paradas na Fundação Cecon. Investiu em Barcos Saúde para atender a população do interior e os ribeirinhos, citologia em meio líquido para melhorar o diagnóstico contra o HPV, banco de próteses mamárias, habilitações de unidades hospitalares que há mais de 10 anos estavam sem receber recursos federais e corriam o risco de serem fechadas, ambulâncias para o interior, no HEMOAM e na inclusão da saúde bucal no sistema do SUS.

A tucana também conseguiu verbas para construção de centro de convivência e de centro de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de risco, centros de atendimento a pessoas com deficiência, centro de referência em assistência social, kits para os conselhos tutelares de vários municípios conseguirem trabalhar e saneamento básico para os municípios do interior. Foi ainda uma das incentivadoras da parceria entre o governo federal e a prefeitura de Manaus que garantiu mil novas moradias para Manaus.

Reportagem Tainã Gomes de Matos