Notícias

Pela primeira vez departamento de economia do FMI será chefiado por uma mulher

World Economic Forum / Benedikt von Loebell/Direitos reservados

A partir de 2019, o Fundo Monetário Internacional (FMI) terá como economista-chefe a indiana Gita Gopinath. Ela é PhD em economia pela Universidade de Princeton e professora de Estudos Internacionais e Economia da Universidade de Havard. Em 2014, estava entre as 25 tops economistas com menos de 45 anos e foi nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial.

“Gita é uma das economistas mais destacadas do mundo, com credenciais acadêmicas impecáveis, um histórico comprovado de liderança intelectual e extensa experiência internacional. Estou honrada em nomear uma pessoa com tanto talento como nossa economista,” disse a diretora-gerente da instituição, Christine Lagarde, que anunciou a nomeação da economista.

Gita tem 46 anos, nasceu e cresceu na Índia, mas tem cidadania americana. Ela também é coeditora da American Economic Review, do Programa Internacional de Finanças e Macroeconomia do Departamento Nacional de Pesquisa Econômica (NBER) e ainda do Manual de Economia Internacional.

Como economista-chefe do FMI, será encarregada de produzir relatórios globais que tem publicação semestral, referência para mercados e governos. Gita, entrará no lugar de Maurice Obstfeld que está desde 2015 no posto e se aposenta no fim este ano. Ela será a primeira mulher a dirigir o Departamento de Investigação do Fundo.

*Com informações do Estadão