Notícias

Casos de suicídio no país é maior entre as mulheres

Estudo do Ministério da Saúde divulgado na quinta-feira (20) mostrou que, entre 2007 e 2017, 69,9% das tentativas de suicídio no país foram de mulheres. De 220 mil casos, 153,7 mil eram de pessoas do sexo feminino, enquanto 66 mil eram de homens.

De acordo com a diretora-geral do Departamento de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério, Maria de Fátima Marinho, “o desemprego tem sido um fato de risco para tentativa de suicídio”, além de “determinantes sociais”, como pobreza e violência contra mulher. “As mulheres vítimas de violência têm risco maior de se suicidar, inclusive crianças e adolescentes”, observou.

Os estados que mais registraram casos de suicídio foram Sergipe, Ceará e Goiás. Por Região, a Sudeste é a que mais tem notificações, a segunda é a Região Sul, , seguida por Nordeste , Centro-Oeste e Norte. As informações são de reportagem do portal UOL.

O custo de 11 mil internações em 11 anos para o SUS foi, em média, R$ 3 milhões por ano. “Com esse valor é possível construir oito Caps (Centro de Atenção Psicossocial) por ano. Poderíamos investir mais em prevenção para reduzir as internações”, ressaltou Maria de Fátima.

Segundo o Ministério da Saúde, o risco de suicídio é reduzido em 14% com a presença de um Caps em uma cidade. Foram construídos 109 centros no último ano, levando em conta que a principal razão de um suicídio é a saúde mental.

Mais de 100 mil pessoas morreram por suicídio entre 2007 e 2016, um aumento de 16,8% durante o período. Quem desejar, pode ligar gratuitamente para o número 188 , disponibilizado pelo ministério para quem estiver em momento de aflição.

*Com informações do portal UOL