Notícias

Para presidente do PSDB-Mulher de MG, paridade de gênero no Legislativo pode aprimorar a política

A presidente do PSDB-Mulher de Minas Gerais, Waleska Abrantes, analisou pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Ibope que revelou que mais da metade dos brasileiros defende a paridade de gênero no Legislativo. O levantamento foi feito em parceria com a ONU Mulheres e o Instituto Patrícia Galvão, e revela que 57% concordam totalmente que a paridade deveria ser obrigatória em todos os níveis do Legislativo.

“A igualdade entre homens e mulheres nos espaços de poder aprimora a política e aprofunda a ideia de democracia onde todos são representados. Estamos vivendo um momento único de abertura de espaços e debates sobre desigualdades. Ter mais mulheres no Legislativo significa que a pauta feminina será levada em consideração na hora da formulação das leis”, disse a tucana.

Com 53 deputadas federais e 13 senadoras, o Brasil ocupa atualmente a 152ª posição no ranking mundial de igualdade no Parlamento. Para Waleska, o resultado da pesquisa quebra o argumento de que o brasileiro não se importa com questões de gênero. “A cada dia que passa vemos que a paridade vai se tornando uma coisa natural” acrescentou.

Foram feitas 2.002 entrevistas por amostragem com homens e mulheres de 16 anos ou mais em 141 municípios, entre 16 e 20 de agosto. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais.

Segundo o estudo, os entrevistados consideram extremamente importante que o Executivo Federal incentive o acesso de mulheres e homens às mesmas oportunidades de trabalho e salários (81%) e assegure oportunidades iguais de atuação em partidos políticos e governos para mulheres e homens (72%).

Geraldo Alckmin

Waleska Abrantes lembrou que o candidato tucano à Presidência da República, Geraldo Alckmin, tem como principal bandeira as questões direcionadas à paridade de gênero. Durante a campanha, o tucano comprometeu-se a aumentar a proteção às mulheres melhorando as delegacias especializadas, a se dedicar a igualdade salarial e a valorização do público feminino no mercado de trabalho, além de ter assumido o compromisso de priorizar as creches e a educação na primeira infância.

“Nosso candidato vem mostrando compromisso com as mulheres desde quando foi o primeiro a direcionar os 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas. Depois escolheu a senadora Ana Amélia como vice, o que reforçou a postura de igualdade. Tenho certeza que as brasileiras irão ser beneficiadas pelas políticas que ele pretende implementar”, concluiu.

Reportagem Tainã Gomes de Matos