Candidata a deputada federal, Samanta Duarte defende o aumento da participação feminina na política

Foto: Weber Sian

Em entrevista à rádio CBN, na manhã desta terça-feira (18), a candidata a deputada federal pelo PSDB, Samanta Duarte Nogueira, reforçou sua luta para que as mulheres ampliem seus espaços na política. Ela aproveitou a oportunidade para falar sobre sua trajetória e propostas, caso eleita.

Samanta, 44, é advogada e também professora da área. Ela atuou em Brasília como Consultora Legislativa de Assuntos Ambientais, além de ter participado da elaboração do Código Florestal. A candidata já presidiu o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto e se candidatou a deputada federal pela primeira vez.

Ela relata que não tinha nenhuma pretensão política, mas que, um dos motivos que a levaram a se candidatar, foi sua familiaridade com a política. “Ter trabalhado em Brasília tantos anos, conhecer o trâmite e saber como são feitas as leis federais me tornam mais capacitada para ser deputada federal do que estadual, por exemplo”, argumentou.

Questionada sobre o fato de ser mulher na política, Samanta diz que “a mulher é o equilíbrio que precisa”. Para a candidata, é necessário aumentar a participação feminina na política. “Somos 52% da população e só 10% da Câmara Federal”, destacou.

Se eleita, planeja em contribuir para projetos estruturantes do país e antecipa ser favorável à aprovação das reformas política, tributária e previdenciária. Samanta acredita que, dessa forma, haverá harmonia no país e investimento em educação. “Este é o caminho para mudar o país”, diz.

Samanta esclareceu que, em relação à reforma da Previdência, defende mudanças em relação às aposentadorias especiais e não aos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Precisamos votar com responsabilidade. Não dá para não votar um tema como esse”, concluiu

Reportagem Ana Clara Arantes, estagiária sob supervisão