Alckmin rebate Mourão e diz que avós que criam netos são heroínas

Foto : George Gianni

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, criticou a declaração feita pelo General Hamilton Mourão, vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), afirmando que famílias chefiadas por “mães e avós” são “fábricas de elementos desajustados”, que fornecem mão de obra narcotráfico.

“Fiquei horrorizado com a declaração do general Mourão, vice do Bolsonaro, dizer que as crianças criadas pelas mães e avós elas são desvirtuadas. Isso é uma ofensa às mães que criam seus filhos com dificuldade, com sacrifício, às vezes dois, três filhos, sozinhas. As avós que são verdadeiras heroínas. É lamentável esse tipo de coisa”, lamentou Alckmin.

O tucano ainda enalteceu o esforço das avós que, muitas vezes, cuidam dos netos para que as mães possam trabalhar. “As avós, essas heroínas criando as crianças. Na esquina do escritório que trabalho tem uma senhora com uma banquinha de jornal. Criou os três filhos sozinha e eles são um exemplo”, observou.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as declarações do general vão contra à realidade das famílias brasileiras. Mais de 80% das crianças têm como primeiro responsável uma mulher e 5,5 milhões não têm o nome do pai no registro de nascimento.

A pesquisa mostra ainda que dos mais de 71 milhões de famílias no Brasil, 42% são chefiadas por mulheres. Dos 30 milhões de famílias que têm mulheres como uma referência, em apenas cerca de um terço dos casos, elas têm um cônjuge ao seu lado.

Reportagem Tainã Gomes de Matos