Notícias

Ana Amélia visita maior centro de pesquisa em cardiopneumologia da América Latina

Foto: Renan Arais

A senadora, Ana Amélia (Progressistas-RS), candidata a vice-presidente na chapa do tucano Geraldo Alckmin, visitou, nesta quinta-feira (30), o Instituto do Coração (InCor). A gaúcha foi recebida pelo presidente da instituição, Dr. Roberto Kalil Filho e médicos do Conselho Diretor.

Durante a agenda, Ana Amélia e os diretores do Incor conversaram sobre a importância de tornar lei o projeto para desburocratizar as pesquisas clínicas com novos medicamentos. De autoria da parlamentar gaúcha, o projeto já foi aprovado no Senado e tramita na Câmara dos Deputados.

Ela também conheceu os laboratórios do InCor. A instituição é um dos três maiores centros de cardiopneumologia do mundo e o maior centro de pesquisa nessa especialidade na América Latina. Cerca de 10% da sua área é dedicada àpesquisa. Ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o InCor realiza 260 mil consultas médicas por ano. Possui 535 leitos, quase um terço de UTIs de alta complexidade. Cerca de 80% dos atendimentos são pelo SUS.

Os diretores também destacaram o programa de captação de doações à Fundação Zerbini, entidade de apoio financeiro ao InCor. Ana Amélia ressaltou que é autora do projeto de lei que cria fundos patrimoniais para receber doações destinadas a projetos de pesquisa científica e tecnológica em instituições de ensino superior. A proposta já foi aprovada no Senado e agora tramita na Câmara dos Deputados.