Eleições 2018: Geovania de Sá quer fortalecer o combate à corrupção no país

Candidata à reeleição, a deputada federal Geovania de Sá nasceu em Criciúma, Santa Catarina. Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho já iniciado no parlamento brasileiros, ela pretende dar ênfase às políticas públicas voltada às mulheres, resgatar os valores da família, incentivar o combate à corrupção e lutar pelos direitos dos trabalhadores.

Em janeiro de 2009, foi convidada pelo ex-prefeito tucano Clésio Salvaro para assumir como Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação do município de Criciúma. Permaneceu no cargo até abril de 2012. Durante este período desempenhou outras funções como: Presidente do Colegiado dos Gestores de Assistência Social da região da AMREC, 2ª. Secretária e tesoureira do Colegiado Estadual dos Gestores de Assistência Social do Estado de Santa Catarina. Também foi Gestora do FIA – Fundo da Infância e Adolescência. Articuladora Municipal do Programa Prefeito Amiga da Criança da Fundação Abrinq.

Vereadora

Em 2012, foi eleita a vereadora mais votada da história de Criciúma, assumindo como líder do Governo na Câmara Municipal. No ano seguinte, foi convidada a assumir a Secretaria de Saúde do município e permaneceu como gestora da pasta até 2014. Eleita como a primeira deputada federal do Sul de Santa Catarina, é também a primeira mulher a exercer o cargo pelo PSDB Catarinense, seu mandato se estende até 2018.

Deputada

Nas eleições de 5 de outubro de 2014 foi eleita para a Câmara dos Deputados para a 55ª legislatura (2015 — 2019). Assumiu o cargo em 1 de fevereiro de 2015. Pertencente à igreja evangélica Assembleia de Deus, é uma das integrantes da bancada evangélica no Congresso Nacional.

Como deputada, votou a favor do Processo de impeachment de Dilma Rousseff. Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017, a tucana foi contrária à Reforma Trabalhista. Em agosto de 2017, votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do presidente Michel Temer.

Leis sancionadas

A lei 13.678/18, sancionada em junho de 2018 pelo presidente da república, que dá o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana para Nova Veneza é de autoria da deputada Geovania. A proposta foi protocolada já no primeiro semestre de sua atuação na Câmara Federal. Ela justifica que a cidade, com 127 anos de colonização, é o reduto da cultura italiana no país e a sua comida típica atrai milhares de pessoas semanalmente. Os restaurantes e cafés coloniais servem o que há de melhor nesta cultura gastronômica conservada por gerações desde o século XIX. A intenção de Geovania é levar o nome deste município, que fica na Região Sul do estado, para todo o país, para o mundo alavancar o turismo e, como consequência, a economia catarinense.

Graduação

Cursou Administração de Empresa pela UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense, concluindo em 2002. Na Universidade, concorreu ao cargo de presidente do Centro Acadêmico do curso de Administração de Empresas, sendo eleita com 690 votos, atingindo 90% dos votos. Cursou Pós-graduação em Administração Estratégica de Pessoas, pela Universidade Bagozzi de Curitiba-PR. Cursou também MBA Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Reportagem Tainã Gomes de Matos com informações da assessoria da parlamentar