Notícias

TSE será comandado por uma mulher a partir desta terça

A ministra Rosa Weber assume nesta terça-feira (14) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela substituirá o ministro Luiz Fux e seu mandato vai até 25 de maio de 2020.  Assim, termos uma mulher comandando o ritmo da Justiça Eleitoral nas eleições deste ano. O ministro Luís Roberto Barroso será empossado como vice-presidência do TSE.

Rosa Weber é um dos perfis mais discretos entre os ministros do Supremo Tribunal Federal. Normalmente, suas opiniões só são conhecidas durante os julgamentos.

Foi Rosa Weber quem relatou recentemente o processo que garantiu 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha às candidaturas das mulheres. Na ocasião, ela ressaltou a importância do papel da Justiça Eleitoral na busca por um equilíbrio maior na participação de mulheres e homens na política. “As estatísticas demonstram que os reflexos no espaço político feminino ainda se mostram tímidos, evidenciando a urgência da adoção de medidas mais efetivas para a reversão do cenário de sub-representação feminina na política”, justificou em seu voto.

*Com informações do UOL