Fiscalização busca melhorar o serviço de transporte público em Belém

Em busca de um transporte público cada vez melhor, a prefeitura de Belém realiza regulamente fiscalizações nas empresas que operam os ônibus do município. Os responsáveis pela ação são os fiscais de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), eles averiguam o estado dos veículos e os que não exibem boas condições de segurança são retirados de circulação.

Ana Paula Grossinho, superintendente da Semob, detalha. “Sempre que um veículo é flagrado não atendendo aos requisitos mínimos de trafegabilidade, o mesmo é lacrado, só podendo voltar às ruas após se adequar. Além disso, os fiscais também verificam outras situações como a frequência dos coletivos nas ruas, se as viagens estão ocorrendo dentro do horário previsto, se há ocorrência de queima parada e desvio de rota.”

Só no primeiro semestre de 2018, foram lavradas 1.305 notificações às empresas de ônibus, destacou a diretora de transporte da Semob, Evany Alves, uma média de 11 notificações por dia, se considerar 20 dias úteis. A moradora do bairro Guamá, Arlene Ferreira, declara que é imprescindível para que exista qualidade no serviço de transporte público de Belém. Maria Raimunda do Nascimento, que trabalha há 17 anos como cobradora, ressalta que houve uma grande melhora no serviço nos últimos anos.

A média de idade nacional de ônibus é de 10 anos, em Belém essa média é de oito. A prefeitura está se preparando para lançar edital que licitará todo o sistema de ônibus público na cidade, isso também vai definir regras claras sobre os estados dos veículos e do serviço que será prestado. O órgão ainda disponibiliza um Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), qualquer pessoa que ver algum coletivo sem condições de tráfego, atraso, ou qualquer outro problema pode denunciar a Semob, pelos números 118 e 98429-0855, pelo e-mail contato.semob@belem.pa.gov.br, ou pelo site www.belem.pa.gov.br/semob, e informar o dia, local e hora do flagrante.

*Ascom prefeitura Belém