Notícias

Pré-candidata do Amazonas pretende incentivar empreendedorismo e independência financeira entre jovens e mulheres

Nascida em Manaus, principal centro urbano, financeiro e industrial da Região Norte do Brasil, a pré-candidata a deputada estadual, vereadora Therezinha Ruiz (PSDB-AM), pretende dar continuidade ao trabalho já iniciado por ela no estado.  Há mais de 48 anos na Educação pública, a tucana já foi deputada estadual, foi reeleita duas vezes vereadora e agora pretende voltar a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

Therezinha Ruiz tem como principal bandeira a melhoria do ensino e a profissionalização de jovens e mulheres manauaras, mas pretende também se dedicar a projetos que preservem o meio ambiente, a diversidade florestal e que incentivem a economia sustentável na região.

“Manaus está localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, é a cidade mais influente da Amazônia e tem natureza exuberante. Precisamos nos preocupar com a natureza que é tão desejada por outros países. Cuidar, planejar, fazer propostas sustentáveis é o melhor jeito de contribuir com o nosso estado e com as pessoas que aqui vivem”, disse.

Deputada estadual

A tucana foi deputada estadual entre 2007/2010 e idealizou uma série de projetos. Entre eles, a criação do Núcleo de Atendimento aos Profissionais da Educação (Nape), o programa de ação interdisciplinar e de participação comunitária, denominado “Escolas sem drogas”;

Autora das Leis de Combate ao Bullying, do Estágio Supervisionado e da inclusão do Psicólogo no ambiente escolar, Therezinha se preocupa com a saúde mental das crianças e adolescentes na era da informação digital.

Vereadora

Em 2012, a tucana pleiteou o cargo de vereadora pelo município de Manaus e foi eleita com 5.308 votos para o mandato 2013/2016. Ela se destacou pela criação de projetos como a criação do Prêmio Professor Inovador, que visa premiar projetos de professores relevantes para a educação e a Semana Municipal de Valorização do Educador.

Reeleita em 2016 com 7.571 votos, ela foi a candidata mais votada para o mandato 2017/2020. Atualmente, continua defendendo a Educação e a família como base principal do desenvolvimento social e cultural e quer estimular o empreendedorismo local.

“Queremos apresentar projetos na questão da sustentabilidade e empreendedorismo. Incentivar a independência financeira desde a fase mais jovem do cidadão é crucial para que ele se torne um adulto bem colocado na sociedade”, completou.

Mulheres

A pauta feminina também é uma prioridade para a tucana. Segundo a vereadora, a principal queixa das mulheres de Manaus é a violência doméstica e a dependência financeira. “Pretendo criar políticas públicas para ampliar os espaços das mulheres no mercado de trabalho manauara. A independência financeira através do artesanato, produção de cosméticos naturais acaba incentivando as mulheres a ter o próprio dinheiro e a mobilizar umas as outras para entrar na política”, concluiu.