Notícias

Cármen Lúcia assume Presidência pela quarta vez

Foto: EBC

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, assumirá pela quarta vez neste ano a Presidência da República. O presidente Michel Temer viajou nesta segunda-feira (23) para o México para participar do encontro de presidentes dos países do Mercosul e da Aliança do Pacífico. A ministra deve permanecer no cargo a semana toda, já que, depois da agenda em Puerto Vallarta, Temer seguirá para Joanesburgo, onde participará da 10ª Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (anfitriã do encontro).

Como no momento o Brasil não possui vice-presidente, Cármen Lúcia é a terceira pessoa na ordem sucessória para assumir a presidência. Em sua frente, aparecem o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Eunício Oliveira. Ambos, no entanto, também estão fora do país a trabalho.

De acordo com o portal G1, Eunício Oliveira viajou para Miami, nos Estados Unidos, e voltará para o Brasil no próximo fim de semana. Rodrigo Maia também foi para os Estados Unidos, em viagem particular, e deve voltar a Brasília no domingo (29).

Conforme a agenda divulgada pelo Planalto, a ministra tem compromissos no Palácio do Planalto a partir da tarde de hoje. Cármen Lúcia vai receber os governadores Wellington Dias (Piauí), Fernando Pimentel (Minas Gerais) e José Ivo Sartori, do Rio Grande do Sul.

Na semana passada, a ministra assumiu o cargo entre terça e quarta-feira, enquanto Temer estava em Cabo Verde, Rodrigo Maia no Chile, e Eunício nos Estados Unidos.

Desde abril, sempre que Temer viaja para o exterior, Maia e Eunício também programam viagens internacionais. A saída do país evita o risco de os dois ficarem inelegíveis nestas eleições.

Caso Maia ou Eunício exerçam a Presidência por algum período nos seis meses anteriores à eleição, eles só poderiam concorrer à Presidência, ou seja, estariam impedidos de disputar outros cargos em outubro.

*Clique aqui para ler a íntegra da matéria.