Notícias

Para Alckmin, decisão do desembargador Flores “devolveu a tranquilidade ao país”

O presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, voltou a se manifestar, na noite deste domingo (08/07), em seu perfil oficial no Twitter, após a decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, que determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continue preso e que o processo retorne ao relator da Lava Jato no TRF-4, João Pedro Gebran Neto. Para Alckmin, o presidente do TRF-4 “devolveu a tranquilidade ao país”.

“O presidente do Tribunal Regional da 4ª Região, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, devolveu a tranquilidade ao país, pondo fim a uma sequência de decisões contraditórias do Judiciário ao longo do dia.”

O dia foi de confusão e houve uma sequência de decisões divergentes. Na manhã de hoje, o desembargador Rogério Favreto concedeu habeas corpus a Lula durante seu plantão. O relator da Lava Jato, Gebran Neto, anulou a liminar no início da tarde. Mas, Favreto voltou a determinar a libertação de Lula.

Alckmin avaliou que a decisão do desembargador Favreto gerou tumulto e aprofundou o descrédito das instituições.

“A decisão monocrática do desembargador de plantão, que procurou libertar Lula mesmo com várias decisões colegiadas em contrário, tumultuaria o processo político-eleitoral e aprofundaria o descrédito das instituições, fazendo o jogo dos inimigos da democracia.”

Mais cedo, o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, comentou, também em sua conta no Twitter, o alvará de soltura do ex-presidente Lula. Alckmin destacou que o Brasil precisa de ordem e segurança jurídica em todas as áreas. “Não podemos transformar o sistema de justiça em fator de instabilidade. Ao contrário, o Judiciário deve ser ponto de equilíbrio”.

O presidente do PSDB também afirmou que “manter Lula ou qualquer outro cidadão brasileiro preso não pode ser uma decisão política, mas sim da Justiça.”