Notícias

Plataforma digital da pré-candidatura de Geraldo Alckmin começa a receber sugestões a partir de segunda-feira (2)

Crescimento econômico, segurança e direitos humanos. Esses três temas foram abordados na noite de quinta-feira (28/06), em São Paulo, na apresentação da plataforma online (https://ideias.geraldoalckmin.com.br), que permite a participação efetiva dos cidadãos interessados em enviar sugestões para o Programa de Governo Participativo da pré-candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência.

O evento, realizado no Auditório da Universidade Brasil, reuniu militantes, políticos e apoiadores do PSDB e foi presidido por Luiz Felipe d’Avila, coordenador do Programa de Governo da pré-candidatura Alckmin. Na mesa, além de D’Avila, nomes importantes para a definição das categorias do documento: Pérsio Arida (Economia), Leandro Piquet Carneiro (Segurança) e o deputado Carlos Bezerra (Direitos Humanos). Marcelo Vitorino, coordenador de Mídias Sociais da pré-candidatura, apresentou a plataforma digital.

Para o coordenador do Programa de Governo, o mecanismo incentiva a participação popular no momento em que o país exige uma série de respostas para demandas nas áreas de desenvolvimento econômico, segurança, saúde, educação e políticas sociais. “A iniciativa é democrática e favorece abordagens criativas que, inclusive, poderão ser avaliadas por meio de votação, passando a compor o Programa de Governo”, afirma D’Avila.

Na opinião do economista Pérsio Arida, um dos idealizadores do Plano Real, o Brasil precisa crescer entre 4% e 5% ao ano, um grande desafio que deve ser enfrentado sem a criação de novos impostos e sem a eliminação de benefícios adquiridos: “É fundamental cuidar das finanças públicas, atrair investimentos com segurança jurídica, simplificar a carga tributária, tornando-a menos onerosa e socialmente mais justa, e promover as reformas necessárias para que o setor público seja mais eficiente. Hoje, no Brasil, o Estado gasta muito e gera poucos benefícios”.

Segurança – Leandro Piquet Carneiro, professor da USP, ressalta que a política de segurança implementada em São Paulo pelo governador Geraldo Alckmin é exemplar para o estabelecimento de metas de redução de homicídios no país: “O caso paulista é significativo em termos de uma política consequente. É necessário que os estados tenham apoio garantido do Governo Federal no sentido de reduzir as assimetrias regionais, além de valorização constante dos profissionais de segurança”.

O deputado Carlos Bezerra entende que o Brasil precisa de espaços efetivos que garantam a participação feminina, o fim do racismo, o respeito pela diversidade e o combate ao trabalho escravo. “Não adianta nada a polarização entre propostas que representam ou o atraso ou o radicalismo”, conclui.

Como participar – As sugestões para o Programa de Governo Participativo da pré-candidatura já podem ser encaminhadas para a plataforma. Os interessados devem preencher um cadastro simples e contribuir com suas sugestões em 20 eixos temáticos: Educação, Segurança, Defesa, Política Externa, Desenvolvimento Econômico e Abertura Comercia, Infraestrutura, Agricultura, Políticas Sociais, Geração de Emprego e Renda, Direitos Humanos, Justiça e Diversidade, Reforma do Estado, Políticas Regionais, Ciência e Tecnologia, Empreendedorismo, Governo Digital, Mobilidade Urbana e Cidades Sustentáveis, Esporte. As propostas podem ser enviadas somente em formato de texto, sem anexos, e a plataforma envia uma resposta automática, confirmando o recebimento.

A partir de segunda-feira, dia 2 de julho, a partir das 20h, as propostas iniciais mais relevantes já aparecerão na plataforma para que possam ser votadas por meio do login de uma rede social, como o Facebook. Depois, novas ideias serão inseridas diariamente para apreciação.

Após a votação, as propostas com melhor avaliação são separadas por categorias, analisadas pelos especialistas, debatidas, aprimoradas e consolidadas no Programa de Governo da pré-candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência. Participe!

URL da Plataforma Online do Programa de Governo Participativo: https://ideias.geraldoalckmin.com.br
Data do início da votação das propostas: 2 de julho, segunda-feira, a partir das 20h