Notícias

Raquel Lyra integra equipe de Alckmin em segurança pública

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE), integrará a equipe do pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, que elabora o programa de governo em segurança pública. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, edição desta terça-feira (19/06), a tucana se juntará ao professor de relações internacionais da USP, Leandro Piquet, e ao general do Exército, João Campos.

“Ser do PSDB, ser mulher e ser prefeita no agreste de Pernambuco e no Nordeste brasileiro não é uma coisa simples, e talvez seja por isso que ele tenha me escolhido”, disse Raquel ao jornal paulistano.

A tucana disse, ainda, que sua colaboração com o programa em segurança pública não será como especialista, mas “como gestora que lida com segurança pública em sua cidade e busca trazer do governo municipal seu papel para o apoio da segurança pública”.

Raquel defende que haja um indicador nacional sobre violência e não parâmetros diferentes nos estados para cálculo das estatísticas. “Se a gente fizer um mapa, podemos ter um cruzamento de onde está ocorrendo a violência e trabalhar as causas dela”.

Ação Integrada

A gestão da prefeita Raquel Lyra se destaca na área de segurança com projetos como o “Juntos Pela Segurança” que atua com ações integradas e de monitoramento entre várias secretarias e órgãos como o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiro, a Câmara Municipal, Judiciário, Conselho Tutelar, Penitenciária Juiz Plácido de Souza e representantes da sociedade civil e dos Conselhos de Bairros que atendem as zonas urbana e rural da cidade.

No comparativo dos meses de janeiro, fevereiro e março de 2017 e 2018 houve redução do número de homicídios em Caruaru. Em janeiro do ano passado, foram registrados 20 homicídios. Esse número caiu pela metade no mesmo período deste ano. Em fevereiro, foram 21 casos que caíram para 14 no mesmo período em 2018. E em março do ano passado, 28 homicídios registrados, que caíram para 15 no mesmo mês este ano.