Notícias

PSDB-Mulher DF promove tarde de capacitação para pré-candidatas

O PSDB-Mulher do Distrito Federal, presidido por Luiza Werneck, promoveu uma tarde de palestras voltadas para pré-candidatas da região nesta segunda-feira (18). O encontro aconteceu na sede do partido, em Brasília, e contou com a participação de mais de 50 pessoas.

O pré-candidato a governador do DF, o deputado Izalci Lucas, fez questão de prestigiar o encontro. Em seu discurso de abertura, frisou a importância da preparação dos pré-candidatos antes do pleito e chamou atenção para a importância do acompanhamento das novas normas eleitorais.

“Quem quer ser pré-candidato tem que se preparar. Não é todo mundo que tem essa oportunidade de ter aula com profissionais especializados, como teremos aqui nesta tarde. Aproveitem as informações adquiridas para fazer uma campanha eficiente e dentro da lei”, aconselhou.

O tucano também parabenizou a iniciativa do PSDB-Mulher e reforçou que as eleições de 2018 representarão um marco na vida política de todas as mulheres brasileiras. “Nós precisamos do apoio das mulheres mais do que nunca.  Nesta eleição, as mulheres terão papel fundamental. Precisamos aproveitar isso e fazer uma boa bancada feminina. Minha agenda está disponível para todas vocês”, afirmou.

Campanha digital

Marcelo Vitorino, coordenador da campanha digital do pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin, foi o primeiro palestrante do dia. Ele destacou a importância do impulsionamento e da segmentação de conteúdos nas redes sociais, detalhando técnicas de como se dirigir ao público-alvo, maneiras de como fazer um banco de dados eficiente e expôs a melhor forma do pré-candidato se comunicar com o eleitor.

“Nesse ano, a possibilidade de impulsionamento do Facebook deve mudar a forma de fazer campanha. Antigamente a gente utilizava a internet como se fosse televisão. Você publicava a mesma coisa em todas as plataformas. Hoje não é mais assim. Existe uma maneira específica para cada meio”, explicou.

Para Vitorino, é preciso que o pré-candidato utilize a Internet da forma correta para poder mobilizar o eleitor. Para ele, o uso correto das ferramentas digitais permite uma aproximação inédita com a população e, quando bem utilizadas, podem trazer resultados positivos.

“A Internet é o melhor meio para mobilizar porque ela fala com muitas pessoas coisas diferentes, entretanto, a qualidade do que se publica é fundamental. Para que postar toda hora? É melhor publicar algo que realmente seja interessante para o eleitor uma vez por semana do que publicar posts vazios várias vezes por dia”, disse.

Linguagem corporal

A pré-candidata a deputada distrital Mônica Alvarez foi a segunda palestrante do dia. Ela repassou para as tucanas do DF o conhecimento adquirido no seminário “O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas eleições de 2018”, promovido pelo PSDB-Mulher em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV), em Belém do Pará, nos dias 26 e 27 de maio. A tucana ensinou como as pré-candidatas devem usar o potencial vocal ao falar em público e orientou as presentes com estratégias de imposição argumentativa nos debates eleitorais.

“Eu acho importante que os pré-candidatos se qualifiquem. A narrativa, a oratória, a capacidade de síntese, de convencimento e saber defender uma ideia são fundamentais para um bom desempenho. Muitas vezes os pré-candidatos têm boas propostas, mas não conseguem expressá-las de forma que o eleitor possa compreender o que ele pretende”, observou Mônica.

Para ela, o político precisa ter empatia e carisma para poder conseguir a confiança do eleitor. “Isso só se consegue com muito treino. É preciso perder o medo das câmeras, de falar em público e se fazer entender para poder  se destacar”, ressaltou.

Direito Eleitoral

A assessora jurídica do PSDB-Mulher, Luciana Loureiro, terminou o dia de palestras esclarecendo as pré-candidatas sobre as novidades da legislação vigente para as eleições 2018. Ela falou sobre o que é permitido durante o período da pré-campanha e alertou para o cuidado com ações simples que podem ser caracterizadas como ilegalidades.

Apesar de ser voltado para o público feminino, Luciana destacou a presença e a participação de vários  pré-candidatos que prestigiaram o evento. A tucana alertou o público presente sobre o reforço da fiscalização nas eleições deste ano. “A Justiça está de olho em todas e em todos. Não podemos vacilar. É preciso seguir a lei para que todo o esforço de campanha não seja em vão”, orientou.

Fake news 

Luciana também falou sobre a responsabilização daquele que divulgar notícia falsa na Internet. “Antes de compartilhar algo, vejam se aquilo é verdadeira. Responde legalmente quem fez a postagem e quem compartilhou também. Injúria calúnia e difamação estão no nosso Código Penal há muito tempo. Tenham cuidado com isso”, completou.

Repercussão 

A pré-candidata a deputada federal pelo Distrito Federal, Claudia Aires, aprovou o evento e destacou a palestra sobre Direito Eleitoral como uma das mais importantes do dia. Na opinião dela, os cursos oferecidos pelo PSDB-Mulher trazem segurança para as pré-candidatas.

“É muito importante este tipo de esclarecimento para que nós, pré-candidatos,  possamos concorrer dentro da Lei e sabendo que estamos agindo certo. São muitos detalhes dentro do Direito Eleitoral que só um especialista no assunto é capaz de explicar. Parabéns PSDB-Mulher pela iniciativa” comemorou a tucana.