Seminário na Câmara discute a representatividade das mulheres na política

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados promove seminário nesta quarta-feira (13) sobre a participação feminina na política. Um dos temas a ser discutido será a nova legislação vigente que garante a aplicação mínima de 30% dos recursos do Fundo Partidário para as candidatas mulheres.

Apesar da Lei dos Partidos Políticos (9.096/95) já garantir a cota de 30% de candidaturas femininas, a bancada feminina argumentava que a simples reserva de vagas não diminuía as desigualdades, já que as candidatas recebiam apenas 5% dos recursos e 10% do tempo de propaganda.

Em maio deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiu a aplicação de no mínimo 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV para candidaturas de mulheres.

Esse percentual, de acordo com a decisão, pode agora ser maior, proporcional ao percentual de mulheres candidatas em cada partido.

O Fundo Especial de Financiamento de Campanha foi criado no ano passado para tentar compensar a proibição de doações empresariais para as campanhas eleitorais. Ele totaliza R$ 1,7 bilhão para as eleições de outubro.

Em março, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia definido a aplicação mínima de 30% dos recursos do Fundo Partidário para as candidatas mulheres, com base na legislação eleitoral em vigor.

*Com informações da Agência Câmara